Chaminés do deserto: veja os gêiseres de Tatio no terceiro episódio de “7 dias no Atacama”

Depois de encarar as altas altitudes do Salar de Tara, a jornalista Paula Varejão resolveu dar uma relaxada nas águas quentes chilenas. O terceiro episódio de “7 dia no Atacama” é dedicado a desbravar os gêiseres de Tatio, um programa imperdível para quem está no Chile. Como espécies de chaminés naturais, o local é repleto de pequenos buracos por onde escapa vapor. E para espantar as temperaturas negativas, nada melhor do que aproveitar as termas do local, onde a natureza providencia lagos de água quente na piscina termal de Tatio.

Os gêiseres de Tatio ficam na localizados na bacia geotérmica homônima, a cerca de 90 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama. Também instalado em uma altitude bem alta, interessados no passeio precisam saber que estarão a cerca de 4.320 metros de altitude. E como ocorre esse fenômeno maravilhoso? O que acontece é que os gêiseres de Tatio surgem quando espécies de rios subterrâneos de baixíssimas temperaturas esbarram com rochas quentes. Por conta desse contato, grandes colunas de vapor fogem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, podendo alcançar altas temperaturas, de até 85°C e atingir 10 metros de altura. Confira o vídeo:

Esse já é o terceiro episódio da saga, mas ainda dá tempo de correr e se atualizar vendo os anteriores aqui e aqui. E lembrando que essa aventura toda de Paula no deserto do Atacama foi registrada em cinco episódios, onde a jornalista mostra um pouco do seu dia a dia pelos lugares mais incríveis da região do deserto e dá dicas ótimas para viajantes que também queiram algum dia conhecer a região. Os episódios são semanais e ficarão disponíveis no canal de Youtube da jornalista – mas, antes, você encontra eles aqui, toda quinta-feira, no site da Viagem & Turismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s