Windsor: segundo lar da Rainha e palco do Casamento Real

Se você gosta de história, arquitetura e ruazinhas charmosas, coloque Windsor em seu roteiro quando vier a Londres

Vai visitar Londres? Tenho certeza que no seu roteiro já consta a London Eye, o Palácio de Buckingham (casa da Rainha Elizabeth II), Notting Hill, a Picadilly Circus para fazer umas comprinhas… Mas a minha sugestão é que inclua um lugar que está a poucos quilômetros de distância da cidade e vai te encantar. Estou falando da segunda casa da Rainha, o Castelo de Windsor.

Trata-se da segunda casa porque a família real passa férias e a maioria dos finais de semana por ali. Localizado na cidade de mesmo nome, no condado de Berkshire, é um dos meus lugares preferidos na Inglaterra. Se você gosta de história, arquitetura e ruazinhas charmosas de cidade pequena, não vai se arrepender de incluir a visita em seu roteiro.

Windsor 3Vista do pátio interno de Windsor (Crédito: Flickr/ Wally Gobetz)

“E como faço para chegar lá?” Simples. Você pode ir até a estação de trem e metrô de Paddington, uma das mais conhecidas em Londres, e comprar um ticket que vai direto para Windsor e cujo preço fica em torno de 10 libras (ou R$ 48). O percurso dura entre 40 minutos e 1 hora e não precisa fazer reserva antes ou comprar o ticket com antecedência.

É preciso fazer uma troca de trem na estação de Slough, em outra plataforma, o que acaba confundindo alguns turistas. É preciso ficar atento, pois o aviso às vezes passa despercebido e em uma das vezes que fui simplesmente não rolou aviso. Dica: sentar do lado esquerdo do trem proporciona o melhor visual da viagem.

Quando chegar à estação final, já estará bem próximo à entrada do castelo. As ruas que te levam até lá são cheias de lojinhas, restaurantes e pubs. Outra opção é a linha 702 dos ônibus da Green Line, que partem do terminal em frente à Victoria Station.

O lugar mistura uma parte moderna e turística com outra parte de ruas e casas de pedra, com um ar mais medieval.

Se você for entre março e outubro, o horário de visitação ao castelo é das 9h45 às 17h15. Se for entre novembro e fevereiro, o horário muda para 9h45 às 16h15. Lembrando que os últimos tickets são vendidos pelo menos até uma hora antes do encerramento das atividades. Você vai gastar uma média de duas horas ali dentro. Fique atento também ao fato de que algumas salas podem estar fechadas em certas datas. Visite o site da Royal Collection para conferir todas as informações.

O preço para entrar é de 21.20 libras (cerca de 102 reais) e o áudio guia é gratuito. É interessante utilizá-lo, pois existem muitas histórias interessantes para serem contadas. Por exemplo, você sabia que esse é considerado o maior castelo ainda ocupado do mundo e tem quase mil anos?

Lá é possível ver a troca da guarda, uma grande coleção de móveis, armas, documentos e objetos, com destaque para a casa de bonecas da Rainha Mary, a mais famosa do mundo. A construção dessa “brincadeira” muito séria envolveu mais de 1.500 pessoas. Tem dois metros de altura, elevadores, água corrente e eletricidade.

Dentro da área do castelo também está a Capela de St. George, cuja obra levou 50 anos para ficar pronta e tem ares de catedral. E tem também a Waterloo Chamber, um salão impressionante construído em homenagem à vitória do exército inglês na Batalha de Waterloo.

Além de toda a história e atrativos do castelo, o charme de Windsor está nas ruas que te levam a uma viagem no tempo. Ao sair, um Fish & Chips com uma boa cerveja black (ou a que preferir) fecham com chave de ouro.

Que tal?

Em tempo: ali pertinho, em torno de 10 minutos de caminhada, está o Eton College, onde estudaram os príncipes William e Henry.

Windsor 4Capela de St. George (Crédito: Flickr/ Wally Gobetz)

Windsor 5Casa de bonecas da Rainha Mary (Crédito: Flickr/ Rob Sangster)

Windsor 6Uma das ruazinhas charmosas de Windsor (Crédito: Flickr/ Antony)

Busque hospedagem em Windsor e Londres

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s