1. Octavio Café – São Paulo
“Sou suspeita pra falar, mas não dá para deixar o lugar de fora. Disponibiliza microlotes (cafés produzidos em pequena escala) exclusivos, torrados na casa e preparados por baristas campeões. Oferece também 13 métodos de preparo dos coados mais delicados, como Chemex, Hario, até o turco.”
2. Rause Café – Curitiba
“Um espaço pequeno, com um balcão e seis mesas, mas que cativa os clientes com produtos de extrema qualidade, como o creme de cenoura com gengibre, para esquentar, além de especialistas para preparar o seu café e tirar todas as suas dúvidas.”
3. Ateliê do Grão – Goiânia
“Tem tudo o que é essencial para uma cafeteria ser completa: seleção de grãos de qualidade, manejo pós-colheita competente e torrefação no próprio local, além de uma máquina de espresso de última geração, chamada, sugestivamente, de Slayer (‘matadora’, em inglês).”
4. Roda Café – Recife
“Situado num dos prédios mais antigos da cidade, tem cardápio superelaborado e todo um conceito em torno do tema ‘roda’ – seja na decoração, seja na ideia de abrigar debates (mesas redondas!). E tem, claro, aquele que é considerado o melhor café de Pernambuco.”
5. Academia do Café – São Paulo
“Torra diferentes grãos e os prepara em vários métodos. Exemplos são os cafés vindos da Itália, preparados no tradicional French Press, ou no Hario, japonês. Um lugar em que você efetivamente vai aprender a torrar, preparar e provar café.”
Tabatha Creazo, coordenadora de qualidade do Octavio Café é quem fez as indicações.