Buenos Aires: voos do Brasil não descerão mais no Aeroparque

A desvantagem para nós é a distância. Do Aeroparque estávamos a 8 km do Centro; agora, podendo apenas descer em Ezeiza, são 30 km

As operações internacionais do Aeroparque Jorge Newbery, o aeroporto mais central de Buenos Aires, estão encerradas. Trata-se de uma decisão tomada em 2017 pela Argentina, mas apenas agora posta em prática. O motivo da decisão é a tentativa de desafogar o pequeno terminal. Desde 1º de abril, todos os voos partindo do Brasil para Buenos Aires descem no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto de Ezeiza.

Em 2018, alguns voos já tinham sido redirecionados para Ezeiza, que passa neste momento por ampliações e está mais preparado para receber fluxos maiores de passageiros.

As três companhias aéreas que voam no Brasil foram afetadas pela decisão e já estão voando para Ezeiza: a Aerolíneas Argentinas, com 60 voos semanais partindo de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Seguro, São Paulo e Rio de Janeiro; a Latam, que tem 14 voos semanais partindo de São Paulo e a Gol, com 11 decolagens semanais também de São Paulo.

A mudança tem uma considerável desvantagem, que é a distância. Enquanto do Aeroparque para o centro são 8 km, do Aeroporto Ezeiza 30 km de distância.

COMO CHEGAR DE EZEIZA AO CENTRO DE BUENOS AIRES?

Ônibus de Linha

É a opção mais barata e fácil, mas também a mais demorada. A passagem em Buenos Aires é cobrada de acordo com a distância percorrida. Como a viagem do aeroporto ao centro passa dos 27 km, o preço fica em 23 pesos argentinos, o equivalente a R$ 2.

A passagem tem que ser paga em moedas ou com o cartão SUBE (os ônibus da capital argentina não aceitam papel moeda). A linha 8 é a que faz o trajeto do aeroporto até o centro. A vantagem, mesmo que a viagem dure 2h, é que os ônibus funcionam 24h por dia.

Ônibus executivo

De longe a opção mais confortável e segura em relação ao ônibus de linha, o ônibus executivo parte a cada meia hora do aeroporto internacional. O ponto final é o Terminal Madero, localizado no Puerto Madero e próximo à estação Alem da linha B do metrô.

A companhia que faz o trajeto é a Manuel Tienda León e a passagem custa 370 pesos argentinos (equivalente a 33 reais), podendo ser adquirida no guichê do aeroporto ou pelo site da empresa.

Táxi ou Uber

Para quem está em mais pessoas, compensa dividir um táxi ou pedir um Uber. Não embarque em carros de motoristas que oferecem corrida a quem sai do aeroporto, por questões de segurança.

Aposte nos táxis autorizados. A empresa oficial do aeroporto, Taxi Ezeiza Oficial, cobra valores fixos por bairros e partem do terminal A. Um carro para o Centro, por exemplo, custa 1140 pesos argentinos, aproximadamente 100 reais.

O Uber é ilegal em Buenos Aires. Ainda assim, mesmo com o risco de serem multados pela fiscalização, há mais de um milhão de motoristas que trabalham com o aplicativo. Para burlar a lei, é comum que o passageiro sente no banco da frente para mascarar que se trata de um transporte contratado. Existe projeto em curso para a sua legalização na Assembléia Legislativa de Buenos Aires, mas segue emperrado por conta do lobby dos taxistas. Por não estar regulamentado, o Uber não paga taxas e acaba sendo o transporte mais barato. Uma viagem até o centro sai em torno de 450 pesos argentinos, por volta de 40 reais (preço não-dinâmico).

Busque hospedagens em Buenos Aires

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s