Brasileiros não precisarão mais de visto para Dubai e Abu Dhabi

O acordo foi publicado no Diário Oficial e depende apenas da aprovação da Presidência da República

As viagens para Dubai, Abu Dhabi e outros destinos dos Emirados Árabes Unidos ficarão menos burocráticas em breve. No dia 30 de novembro, o Senado Federal aprovou o acordo que determina a isenção mútua de visto entre os dois países para portadores de passaporte comum. O decreto aguarda agora a sanção presidencial. A aprovação no Senado foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de dezembro.

O acordo, firmado em março desse ano, determina a liberação da entrada, saída e trânsito dos cidadãos dos dois países por até 90 dias, a cada 12 meses, para fins de negócio ou turismo – para garantir a entrada em qualquer um dos países, só será necessária a apresentação do passaporte.

“A ratificação do acordo permite não só que os países estreitem relações comerciais, como também favorece a atração de árabes aos destinos nacionais. Reduzir a burocracia de vistos é uma forma de incentivar a vinda de turistas”, afirmou ministro do Turismo, Marx Beltrão, em matéria publicada no site do Governo Federal.

Enquanto a medida não é sancionada, turistas ainda precisam emitir um visto, segundo informações do Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo. Para emitir o visto, os passageiros precisam enviar por e-mail ou se dirigirem ao consulado portando cópia do passaporte válido por 6 meses, formulário de visto preenchido e assinado, foto 3X4 e comprovante de pagamento da taxa.

Visto de trânsito

Passageiros da Etihad Airways terão a entrada facilitada em Abu Dhabi com a criação de um guichê exclusivo no terminal 3 para quem precisar de um visto de trânsito, válido para quem ficará de 4 horas até 96 horas no destino. O custo é de US$ 80. Os viajantes também poderão utilizar o novo guichê para solicitar a mudança do visto de trânsito para o visto de turista, caso desejem permanecer mais tempo em Abu Dhabi. A Etihad Airways, contudo, não faz mais voos do e para o Brasil desde março.

Já no caso de Dubai, passageiros brasileiros que ficarão entre 8 horas e 4 dias no emirado também podem solicitar o visto de trânsito ao chegarem ao Aeroporto Internacional, mediante a comprovação de viagem para uma outra localidade partindo do aeroporto.

Além dos Emirados Árabes, as viagens para o Catar também ficaram mais fáceis recentemente. Desde agosto, brasileiros poderão emitir gratuitamente um visto que permite 30 dias de permanência, com extensão de mais 30, ao chegarem ao país. Outros 79 países também estão na lista de permitidos para essa modalidade.

Busque hospedagens em Abu Dhabi e Dubai no Booking

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s