Borboletário no Pantanal atrai turistas e traz renda à população local

Atração do Sesc Pantanal reúne mais de 3 mil borboletas de 20 espécies diferentes; população local trabalha no cuidado da atração

Cenário mais idílico, impossível: imagine-se cercado de 3 mil borboletas de 20 espécies diferentes, agitando no ar suas asas coloridas. No Sesc Pantanal, o borboletário é uma das atrações que encantam quem conhece o complexo turístico na cidade de Poconé, no Mato Grosso.

Uma grande gaiola de 300 metros quadrados, o  borboletário faz parte do “eixo ambiental”, composto também por um formigueiro, uma coleção entomológica (insetos) e o Centro de interpretação ambiental. “Temos o papel de conscientizar os hóspedes e visitantes”, diz Thiago Bazzi, gerente de divulgação do Sesc Pantanal.

A população da região trabalha para manter o borboletário. São 27 famílias que cultivam as crisálidas e recebem por isso. Segundo Bazzi, o Sesc paga de R$ 1 a R$ 4 por crisálida, preço que varia conforme a espécie.

Formado por recipientes e tubos transparentes, o formigueiro do Sesc Pantanal reproduz o ambiente das colônias de formiga. Pelos cânulos, é possível acompanhar a organização social do inseto. “Dá para vê-las transportando material para os ninhos, cortando vegetais”, exemplifica.

Referência no quesito ambiental, o hotel Porto Cercado, do Sesc Pantanal, faz tratamento de água e esgoto, captação de água da chuva e aquecimento solar. É feita a compostagem do lixo orgânico, que vira adubo, e há uma estação de tratamento de resíduos sólidos do hotel. 

Leia mais:

Pantanal: passeios para contemplar a natureza

Roteiro Bonito e Pantanal

Fotos de 20 animais do Pantanal

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s