Atrações turísticas em Istambul, Turquia

Dois mil anos de história em igrejas, mesquitas, palácios e mercados

Palácios, mesquitas, igrejas e bazares históricos. Quem visita Istambul terá uma overdose de edifícios belíssimos e uma atmosfera singular. Seja navegando no Mar de Mármara ou perdido em um milenar mercado, notando detalhes discretos na Mesquita Azul ou ficando boquiaberto ante a grandiosidade de Santa Sofia, a cidade fascina.

Boa parte das atrações fica do lado europeu da cidade, a oeste do estreito do Bósforo, na região conhecida como Chifre de Ouro. Foi ali que os romanos fundaram Bizâncio, posteriormente conhecida por Constantinopla. Há poucos vestígios dos grandes palácios e do hipódromo da época, mas no entorno do bairro de Sultanahmet o turista encontra uma trinca de atrações obrigatórias: a antiga Basílica de Santa Sofia, o Palácio de Topkapi e a Mesquita Azul. Um pouco mais a oeste está a Mesquita de Solimão, o Grande Bazar e os vestígios das antigas muralhas da cidade, junto à qual está a ex-igreja de São Salvador em Chora.

Do outro lado do Chifre de Ouro está a vibrante região comercial de Beyoglu, em um labiríntico sobe-e-desce sobre a colina dominada pela Torre de Gálata. Ao longo da principal via do bairro, Istiklal Caddesi, há belas igrejas, mosteiros e edifícios históricos que hoje abrigam simpáticos ateliês, hotéis-butique e restaurantes da moda. Uma das grandes atrações por aqui é o Palácio de Dolmabahce, a luxuosa residência do decadente sultanato otomano.

O lado asiático, antes praticamente ignorado pelos turistas, hoje reserva restaurantes e baladas concorridas, além de passeios a cidades do entorno, como Iznik, as ruínas de Troia e Bursa. Não deixe de fazer também o cruzeiro pelo estreito do Bósforo, idílico e repleto de referências históricas.

 

Palácio de Topkapi

Babihumayun Cad

90 (212) 5120480

Abre diariamente, das 9h às 17h

 

Com amplos jardins, o famoso harém e uma rica coleção de arte cobrindo mais de 4 séculos de conquistas e glórias do Império Otomano, o Palácio de Topkapi é uma atração irresistível em Istambul. Construído no século 15 após a queda de Constantinopla, este grande complexo foi o centro do poder no Oriente Médio até a virada do século 20. Destaque para os labirínticos salões do harém do sultão e o magnífico tesouro, com vestimentas, armas e joias.

 

Santa Sofia

Ayasofya Meydani

90 (212) 522-1750

www.ayasofyamuzesi.gov.tr

Abre diariamente. De 15/abril a 30/setembro: das 9h às 19h. De 1/outubro a 14/abril: das 9h às 17h.

 

Nenhum edifício representa melhor a atribulada trajetória de Istambul como a Basílica de Santa Sofia. Construída pelo imperador Justiniano no século 6 como uma igreja cristã, tornou-se mesquita sob os otomanos – quando ganhou seus icônicos minaretes – e hoje é um museu. Sua magnífica nave –com grandes medalhões com caligrafia árabe –, e a grande cúpula ladeada por belos mosaicos são obras de engenharia de surpreendente efeito.

 

Mesquita Azul

Sultanahmet Meydani

90 (212) 458 07 76

www.sultanahmetcami.org

Abre diariamente das 9h às 17h. Fechada durante as orações.

 

Um dos mais emblemáticos edifícios de toda Turquia, a Mesquita do Sultão Ahmet I, popularmente conhecida como Mesquita Azul, paira majestosa sobre Istambul. Enquanto do lado de fora destacam-se os seis minaretes, dentro o esplendor dos azulejos de Iznik e as cúpulas revelam uma incrível sensação de leveza.

 

Grande Bazar

Carsikapi Cad, Beyazit

Abre de segunda à sábado, das 9h às 19h.

 

Uma atmosfera totalmente singular envolve o turista no Grande Bazar. Este imenso complexo, um infindável labirinto de ruela, lojas, cores, aromas e sabores, traz de tapetes a joias, de tecidos a ricas peças de artesanato. No meio de tudo isso há uma razoável infraestrutura de apoio, com sanitários, cafés, restaurantes e os hans, ateliês de artesãos instalados em agradáveis pátios.

Há diversos portões de acesso, incluindo o Beyazit (para o Bazar de Livros), Carsikapi, Nuruosmaniye e Orunculer (para o Bazar de Especiarias).

 

Cruzeiro de barco pelo Bósforo

Eminonu Pier 3

(212) 522 0045

www.tdi.com.tr

Os horários variam conforme a época do ano. No inverno, de dezembro a março, normalmente há apenas uma saída, às 10h30. Entre abril e maio e outubro e novembro, são duas partidas diárias, às 10h30 e 13h30. No verão, de junho a setembro, podem ocorrer de quatro a cinco partidas.

Um dos fatos que fizeram de Istambul um dos destinos mais disputados do mundo foi sua estratégica localização junto ao estreito do Bósforo. Na encruzilhada entre Europa e Ásia, Mar Negro e Mar Mediterrâneo, esta passagem histórica é um dos melhores passeios para quem visita a cidade.

Partindo do cais de Eminonu, junto à Ponte de Gálata, o cruzeiro leva cerca de 5 horas. No caminho, os barcos oferecem belas vistas da cidade e suas mesquitas, o Palácio Dolmabahce, as Fortalezas da Ásia e da Europa e muitos vilarejos que margeiam o estreito. Não deixe de notar também a Ponte do Bósforo, uma das mais longas de seu tipo no mundo. A última parada do passeio é, invariavelmente, em Anadolu Kavagi, de onde os passageiros retornam a Istambul de ônibus ou vans.

 

Palácio Dolmabahce

Dolmabahce Cad, Besiktas

90 (212) 227-3442

www.millisaraylar.gov.tr

Abre às terças, quartas e de sexta-feira a domingo, das 8h30 às 16h (existe um limite diário de visitantes, portanto é recomendado chegar cedo).

 

Cansado do antigo Palácio de Topkapi, em meados do século 19 o sultão Abdul Mecit elaborou o plano de uma nova morada, mais moderna e adequada às suas necessidades. Não foram poupados recursos, mesmo com a economia e política de estado em plena decadência. O resultado são ambientes luxuosos, com inegável efeito teatral. O lustre do Salão Cerimonial veio do Reino Unido, a Escadaria de Cristal foi feita com encomendas à Baccarat, o banheiro principal possui torneiras de prata maciça e mesmo o Salão Azul, utilizado pelas mulheres do harém, é de extravagante beleza.

Não deixe de visitar também o Quarto de Ataturk (o pai da Turquia moderna) e a Porta Imperial.

 

Bazar de Especiarias

Yeni Camii Meydanı, Eminönü

90 (212) 513 6597

Abre diariamente, das 8h às 19h. Fecha aos domingos, feriados religiosos e em 29 de outubro.

 

Originalmente um anexo da Mesquita Nova, o Yeni Camii, o grande edifício em formato de “L” concentrava parte do comércio da rota das especiarias. Quando erigido, no século 17, este tipo de produto movia fortunas entre os produtores (de terras tão distantes como Índia e Sudeste Asiático) e os mercados consumidores europeus. Boa parte desta época de riqueza perdeu-se no tempo e hoje o bazar diversificou suas ofertas, com produtos como caviar do Mar Negro e suvenires. Mesmo assim, sua antiga atmosfera continua lá.

 

Banhos Turcos

Kazim Ismail Gurkan Cad 34, Cagaloglu

90 (212) 5222424

www.cagalogluhamami.com.tr

Abre diariamente, das 8h às 22h. Para relaxar e aproveitar, chegue pelo menos duas horas antes do fechamento.

 

Uma das experiências mais singulares em Istambul é o banho turco. Dê um tempo do agito da cidade e curta uma sauna a vapor e vigorosas massagens em históricos edifícios. O mote aqui é relaxar, ler um livro, tomar um chá e recarregar as energias para o próximo passeio.

Um dos mais pitorescos estabelecimentos fica em Cagaloglu, instalado em um prédio centenário. Aqui você receberá toalhas, sabonete e escolherá que tipo de tratamento deseja, de um banho simples a massagens diversas sobre mesas de mármore.

 

Mesquita de Solimão

Prof Siddique Sami Onar Caddesi, próximo ao Tiryakiler Çarşısı, Süleymaniye.

90 (212) 514 0139

Abre diariamente, das 9h às 17h30. Fechada durante as orações

 

O grande complexo construído pelo arquiteto Sinan em homenagem ao maior de todos os sultões, Solimão, o Magnífico, é uma visita imperdível. No interior do templo há uma grande sensação de amplidão, típicos da obra de Sinan, que projetou dezenas de mesquitas ao longo do século 16. Aqui você encontra o túmulo do monarca e de seus familiares.

Fora da mesquita o turista terá a oportunidade de conhecer outras edificações, como as medreses, restaurantes, cozinha e o caravanserai, construído para acomodar antigos viajantes e seus animais.

 

Torre de Gálata

Sishane, PK 34420

90 (212) 293 8180

www.galatatower.net

 

A torre com telhado cônico é uma referência no distrito de Gálata. A antiga fortaleza genovesa do século 14 foi construída sobre as fundações de um farol bizantino e hoje oferece uma agradável vista do Bósforo e das mesquitas do Chifre de Ouro. Há também cafés e restaurantes, alguns com shows.

 

Igreja de São Salvador em Chora

Kariye Camii Sok., Kariye Meydani, Edirnekapi.

90 (212) 631-9241

www.choramuseum.com

Abre diariamente, das 9h às 19h durante o verão (a partir de 15 de abril), e das 9h às 17h no período de inverno (a partir de 1º de outubro). Fecha às quartas-feiras

 

 

Um pouco afastado do Centro e localizado junto às antigas muralhas de Constantinopla, a ex-igreja de São Salvador em Chora concentra mosaicos bizantinos de inestimável valor. Dentro do edifício do século 11 você vai deparar com obras que narram passagens da vida de Cristo e de Maria, como o Sono da Virgem e a Jornada a Belém. Há também belos afrescos do século 14.

 

Leia mais:

As 17 mais belas igrejas do mundo

Os mais belos castelos, fortes e muralhas do mundo

Dicas para comer, fazer compras e se divertir na Turquia

Cidades do Mar Egeu: atrações em Izmir, Éfeso e Kuşadasi

Capadócia: passeios por mosteiros e balões

48 Horas em Istambul: um roteiro de viagem pela cidade turca

Destino Istambul: o essencial

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s