Atrações turísticas em Dubai

O histórico, o superlativo, o cultural: descubras as atrações de Dubai

Por Da Redação Atualizado em 16 dez 2016, 00h26 - Publicado em 12 jun 2013, 10h41

Dubai não é um destino simples de descrever. Em que outro lugar do planeta um hotel ou shopping center são atrações de primeira? E como segurar os turistas, que apontam suas câmaras tanto para o Burj Khalifa, o mais alto edifício do mundo, como para as chamativas estações de metrô?Um passeio por aqui é tão multifacetado que de vez em quando nem imaginamos que estamos na mesma cidade. De manhã podemos visitar uma antiga casa com tradicionais torres de ventilação e horas depois conhecer o moderníssimo e icônico Burj Al-Arab. Em um momento estamos nos divertindo em uma pista de esqui artificial e ao entardecer estar sobre olombo de um camelo, sobre as dunas do deserto. E ainda nem falamos do nível de serviço atencioso, rápido e sempre sorridente, tão bem representado em seus spas, vários deles listados entre os melhores do mundo.Este é um destino que ainda agrada famílias com crianças de todas as idades, mulheres viajantes e aqueles que simplesmente querem curtir um lugar diferente, a meio caminho de seu destino final. Dubai sempre os surpreenderá.

Aquaventure (New Dubai)West Crescent, Palm Jumeirah, hotel Atlantis971 (4) 426-0000www.atlantisthepalm.comAbre diariamente, das 10h às 18h30 (o horário pode variar de acordo com a época do ano).Atração mais concorrida em Palm Jumeirah, o complexo aquático oferece dezenas de opções para quem quer se refrescar. Para os radicais, o tobogã Leap of the Faith (salto da fé) os jogará de uma altura correspondente a seis andares, praticamente na vertical, dentro de um tanque de tubarões – mas devidamente protegidos por um tubo de acrílico. Quem quer menos adrenalina pode curtir 1 600 metros de corredeiras, ora calmas, ora mais rápidas, que circundam o parque. Crianças pequenas também não sairão desapontadas ao curtir as piscinas rasas e os escorregadores reservados para elas. Há pacotes com descontos para o Dolphin Bay e o aquário Lost Chambers.

Bastakiya (Bur Dubai)Bastakiya Quarter, Bur DubaiNa década de 1970, quando Dubai passou por seu primeiro grande salto de modernização, as tradicionais casas com torres de vento estavam na lista de demolição. Com muita insistência por parte dos movimentos pró-conservação, os edifícios do quadrilátero de Bastakiya foram preservados e hoje abrigam ateliês, lojas, cafés, hotéis e galerias de arte. Passear por seus corredores e descobrir agradáveis pátios é retomar parte das raízes da metrópole. Há passeios guiados organizados pelo Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (www.cultures.ae, 4/353-6666), localizado em um dos cantos de Bastakiya, na rotatória Al-Seef.

Burj Khalifa (Downtown)Financial Centre Road, Dubai Mall971 (4) 888-8124www. atthetop.aeAbre de segunda a quarta, das 8h30 à 0h, quinta, das 7h30 à 0h, sexta e sábado, das 4h30 à 0h, e domingo, das 8h30 à 0h.Torcicolo e vertigem fazem parte da experiência de conhecer o Burj Khalifa. Nas alturas ou aos seus pés, a enorme agulha impressiona. Por décadas, arranha-céus mundo afora viveram uma briga palmo a palmo para ver quem seria coroado o mais alto edifício do mundo. Aí Dubai entrou na disputa e soterrou a concorrência por completo. Do alto de seus 828 metros de altura, passou a ser a mais alta obra da humanidade. É maior que o Corcovado com o Cristo Redentor, por exemplo. O deque de observação At the Top fica no 124º andar, 452 metros acima do solo. Para evitar filas, ganhar um bom desconto ou não correr o risco de perder o concorrido horário do pôr do sol, convém reservar com boa antecedência.

Creek (Bur Dubai e Deira)As raízes de Dubai estão intimamente ligadas a esse sinuoso braço de mar. Foi aqui que floresceu o comércio dos souqs, alimentados pelos dhows, barcos que até hoje ligam a cidade com destinos do Golfo Pérsico e muito além. O Creek divide as duas seções históricas da cidade, Bur Dubai e Deira. Vale a pena explorá-lo a pé, por seus animados píeres, ou navegando com dhows turísticos, ônibus aquático ou os abras, que, por 1 dirnham, fazem a travessia entre pontos específicos.

Dolphin Bay (New Dubai)West Crescent, Palm Jumeirah, hotel Atlantis971 (4) 426-1030www.atlantisthepalm.comAbre diariamente, das 10h às 18h30 (o horário pode variar de acordo com a época do ano).Crianças e adultos se encantam com os saltos dos simpáticos golfinhos. Aqui, a interação é ainda maior, com a possibilidade de tocar, nadar e mergulhar com os animais. Os valores dos pacotes variam de acordo com o tipo de atividade, mas todos incluem ao menos 30 minutos na água e acesso ao parque Aquaventure.

Dubai Aquarium (Downtown)Financial Centre Road, Dubai Mall971 (4) 448-5200www.thedubaiaquarium.comAbre diariamente, das 10h à 0h.O imenso paredão de vidro aberto aos visitantes do Dubai Mall é apenas a isca. Como uma TV gigante, o bailar de centenas de peixes, tubarões e arraias é o chamariz desse bem montado aquário. O passeio básico dá direito a passar pelo túnel envidraçado e a uma visita aos viveiros com espécies como pirarucu, piranha e peixe-palhaço. Boa pedida para famílias com crianças.

Dubai Fountain (Downtown)Emaar Boulevard, Financial Centre Road.Segunda a quarta, das 7h às 10h, quinta a sábado, das 19h às 23h, e domingo, das 7h às 10h (apresentações a cada 20 minutos).O show de luzes da fonte do cassino Bellagio, em Las Vegas, pode até ser mais famoso, mas ganhou forte concorrência no deserto árabe. Com poderosos jatos de 150 metros e graciosos movimentos acompanhando uma animada trilha musical, a Dubai Fountain ainda conta com a vantagem de ter o Burj Khalifa como pano de fundo. O show pode ser bem apreciado de vários pontos, como a ponte do Souq al-Bahar e restaurantes do entorno.

Dubai Museum (Bur Dubai)Al Fahidi Street971 (4) 353-1862.Abre de segunda a quinta, das 8h30 às 20h30, sexta, das 14h30 às 20h30, e de sábado e domingo, das 8h30 às 20h30.As muralhas do antigo forte Al Fahidi são só o início de uma jornada pela curiosa história de Dubai. A bem montada exposição deste museu lança mão de fotos, objetos antigos e dioramas para contar a saga do clã Maktoum, que transfprmou a vila de pérolas em umas das cidades mais dinâmicas do mundo em menos de um século.

Continua após a publicidade

Escola Al-Ahmadiya (Deira)Al-Ahmadiya Street971 (4) 226-0286Abre de segunda a quinta, das 8h30 às 20h30, sexta, das 14h às 20h30, e sábado, das 8h30 às 20h30.Quem vê a Dubai moderna, repleta de escolas internacionais para filhos de expatriados, não imagina que até os anos 1950 não havia um sistema educacional formal no emirado. Além das escolas corânicas, a única instituição que promovia o saber de uma forma mais ou menos organizada era a escola Al-Ahmadiya. Salas de aula, fechadas ou abertas, circundavam o hoje silencioso pátio de uma construção típica da época.

Excursões para o DesertoNem só de hotéis luxuosos e restaurantes badalados vive Dubai. Uma bem-vinda escapada para o vazio do deserto é um dos passeios imperdíveis para quem deseja conhecer um pouco sobre a cultura beduína. De observação de estrelas ao safári na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai – gazelas e o belo orix são os animais mais encontrados –, picapes 4×4 sacolejam entre dunas em busca da fotografia perfeita. Um dos programas mais populares é o jantar ao pôr do sol. Depois de vencer o sobe e desce sobre as areias vermelhas, o comboio para em um acampamento para passeios com camelo, pintura de henna, show de dança do ventre e sandboard. A Arabian Adventures(303-4888, arabian-adventures.com; desde US$ 60; Cc: M, V) é uma das companhias mais recomendadas. A agência também organiza excursões para Abu Dhabi, a cidade-oásis de Al-Ain e cidades como Sharjah, Dibba e Ajman.

Heritage House (Deira)Al-Ahmadiya Street971 (4) 226-0286.Abre de segunda a quinta, das 8h às 19h30, sexta, das 14h30 às 19h30, e sábado, das 8h às 19h30.A imagem da Dubai supermoderna, de arquitetura de vanguarda e dezenas de milhares de estrangeiros, é um contraste gritante comparado ao seu tranquilo modo de vida de cinquenta anos atrás. Os ambientes dessa antiga casa restaurada recriam um pouco do passado recente. O pátio com crianças brincando, o poço de água salgada, a sala da família e um lugar especial, o majlis, onde convidados eram recebidos, foram montados vivamente, oferecendo um ponto de vista curioso sobre uma sociedade que foi modificada pelos superinvestimentos recentes.

Jumeirah Open Beach (Jumeirah)Jumeirah RoadEsta praia tem uma faixa de areia branquinha emoldurada por um mar azul quase sem ondas. O longo calçadão mescla locais e turistas e é equipado com duchas, banheiros e alguns quiosques. Muitos hotéis possuem transporte de cortesia para cá.

Mesquita Jumeirah (Jumeirah)Jumeirah Road971 (4) 353-666www.cultures.aeAbre de segunda a quinta e de sábado e dominho, a partir das 10h.Uma das poucas mesquitas dos Emirados Árabes aberta aos não seguidores do islamismo. A palestra organizada pela Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU) explica de forma clara e bem-humorada os pilares da fé islâmica, o mês sagrado do Ramadã e até mesmo o uso da burca.

Sheikh Saeed Al-Maktoum House (Bur Dubai)Shindagha Heritage Area971 (4) 393-7139Abre de segunda a quinta, das 8h às 20h30, sexta, das 15h às 21h30, e sábado e domingo, das 8h às 20h30.A grande – mas notadamente simples – moradia do Sheik Saeed provoca uma forte reflexão sobre os gigantescos passos que Dubai deu nas últimas décadas. Nascido na segunda metade do século 19 e avô do atual governante, o líder do clã Maktoum construiu essa tradicional residência na península Shindagha, levando desenvolvimento à região. Em seu interior está uma interessante coleção de fotos, mapas e objetos que retraçam a história da família e do próprio emirado. Do segundo andar, é possível avistar a torre Burj Khalifa, uma visão que Sheikh Saeed jamais poderia sonhar em ter.

Ski Dubai (Al-Barsha)Sheikh Zayed Road, Mall of the Emirates971 (4) 409-4000www.skidxb.comSegunda a quarta, das 10h às 23h, quinta, das 10h à 0h, sexta, das 9h à 0h, e sábado, das 9h às 23h.Quando a temperatura começar a esquentar demais do lado de fora, o Ski Dubai é alívio na certa. As crianças lotam o lugar para escorregar nos tobogãs e brincar com pinguins. Já os mais crescidos aproveitam para desafiar as pistas.

Spas em DubaiReserve ao menos parte de um dia para receber um tratamento numa das dezenas de spas de classe internacional de Dubai. Esfoliação com areia do deserto ou sais do Himalaia, massagem com pó de diamante, rejuvenescimento facial com caviar, luxuosas reproduções de um banho turco (os hammans), toalhas tão macias quanto envolventes e ambientes luxuosos fazem parte do pacote de relax. O Assawan (Burj Al Arab, jumeirah.com, 301-7338; 6h30/23h30, tratamentos agendados de 9h/21h; desde US$ 200; Cc: A, D, M, V), recentemente ganhou o prêmio de melhor spa do mundo da World Luxury Hotel Awards. Igualmente extraordinários são os serviços do Spa at the Address (Mohammed Bin Rashid Boulevard, The Address Downtown, 436-8888, theaddress.com; 9h/22h; desde US$ 160; Cc: A, D, M, V) e do Talise Ottoman (Jumeirah Zabeel Saray, 453 0456, jumeirah.com; 9h/21h30; desde US$ 115; Cc: A, D, M, V).

The Walk em Jumeirah Beach ResidenceDubai MarinaEm uma cidade com poucos parques, o “Walk JBR” é uma das melhores opções de passeio ao ar livre. Os quase 2 quilômetros de calçadão interligam os edifícios do condomínio Jumeirah Beach Residence com vários restaurantes e lojas. O nível da rua, chamado de Ground, é ótimo para tomar um café e ver o desfile de carros de luxo.Destino Dubai, o Essencial – Como chegar, como circular, compras, quando irRestaurantes em Dubai – Sugestões de pratos e restaurantesCompras em Dubai – sugestões de shoppings e mercados de ruaHotéis em Dubai – resorts e hotéis de luxo dessa hotelaria pouco modesta

Continua após a publicidade

Publicidade