Continua após publicidade

As melhores cidades do mundo para se viver

Pesquisa do The Economist divulga o ranking das melhores cidades para morar em 2017

Por Ariene Leite
Atualizado em 5 set 2017, 13h11 - Publicado em 24 ago 2017, 18h51

Um estudo publicado pela revista inglesa The Economist listou as melhores cidades do mundo para morar em 2017.

Organizado anualmente pela Economist Intelligence Unit, o estudo analisou 140 cidades ao redor do mundo e atribuiu a elas notas entre 1 (ruim de se viver) a 100 (considerada ideal) para definir quais possuem as melhores condições de vida.

Para isso, foram considerados 30 critérios de verificação que foram divididos em cinco categorias: educação, infraestrutura, estabilidade, meio ambiente e cultura.

De acordo com o relatório, as cidades mais bem situadas no ranking geralmente são menores e possuem uma densidade populacional relativamente baixa.

Confira abaixo a lista completa com as 10 melhores cidades do mundo para se viver:

1.  Melbourne, Austrália

(Kokkai Ng/iStock)

A segunda maior cidade da Austrália foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver pela sétima vez consecutiva, de acordo com o estudo da Economist Intelligence Unit. Conhecida por ser uma das melhores cidades do mundo para estudantes, Melbourne possui um estilo de vida único que vem atraindo muitas pessoas para a região. Dentre os atrativos da cidade, a arquitetura high tech e as belíssimas praias estão em destaque.

Continua após a publicidade

No estudo, a cidade obteve uma pontuação geral de 97,5 e notas 100 para educação, saúde e infraestrutura.

2.  Viena, Áustria

(arssecreta/iStock)

Conhecida internacionalmente como a cidade das músicas e dos compositores, Viena é a cidade mais populosa da Áustria com mais de 1,6 milhão de habitantes. Localizada a nordeste da Áustria, a região chama a atenção pela grande quantidade de edifícios e palácios históricos e pelo baixo índice de criminalidade.

De acordo com o estudo, Viena ficou em segundo na lista de melhores cidades do mundo para morar, atingindo uma pontuação total de 97,4.

3. Vancouver, Canadá

(mfron/iStock)

Eleita como “a melhor cidade para caminhar” em 2010 pela revista Up! Magazine, Vancouver ganhou a terceira posição no ranking da The Economist. Conhecida por seus programas inovadores na área da sustentabilidade ambiental, a cidade já foi reconhecida como umas das mais limpas do mundo. Além da questão da limpeza, existem ações consistentes para o combate à violência e o tráfico de drogas.

A pontuação total dada para a cidade foi de 97,3. Já em em relação à saúde, Vancouver recebeu pontuação máxima.

Continua após a publicidade

4. Toronto, Canadá

(rabbit75_ist/iStock)

A quarta maior cidade da América do Norte é moderna, organizada e muito receptiva à outras culturas do mundo. Toronto abriga cerca de 2,8 milhões de pessoas e é hoje o maior polo industrial do Canadá. Também conta com mais de mil festivais culturais todos os anos e 125 museus, com destaques para o Royal Ontario Museum e a Art Gallery of Ontario.

No ranking da EIU, ela ocupa a quarta posição com uma pontuação geral de 97,2.

5. Calgary, Canadá

(jewhyte/iStock)

Localizada na província de Alberta, a cidade de Calgary é considerada um dos principais centros financeiros e comerciais do país, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas. O centro da cidade possui diversos arranhas-céus e prédios ultra modernos (foto), com alguns chegando a mais de 200 metros de altura.

No ranking divulgado pelo The Economist, a cidade ficou na 5ª posição marcando 96,6 na pontuação geral.

6. Adelaide, Austrália

(Andrey Moisseyev/iStock)

Considerada uma das cidades mais seguras do país, a capital da Austrália do Sul é reconhecida pela sua vibrante atividade cultural, seu estilo de vida descontraído, suas paisagens deslumbrantes e praias incríveis com quase 30 km de extensão.

Continua após a publicidade

Dentre as outras 140 cidades analisadas no estudo, Adelaide ganhou a 6ª posição da lista das melhores cidades do mundo, atingindo uma pontuação geral de 96,6.

7. Perth, Austrália

(zetter/iStock)

Perth é a terceira cidade da Austrália a ocupar o ranking. Considerada uma das metrópoles mais isoladas do planeta, a cidade chama a atenção pelo clima que permanece quente durante quase todo o ano. Além disso, possui praias ótimas para o surf e uma vida noturna extremamente agitada.

No ranking da Economist Intelligence Unit (EIU), Perth ficou em 7º lugar atingindo uma pontuação geral de 95,9.

8. Auckland, Nova Zelândia

(stefaniedesign/iStock)

Conhecida como “Cidade das Velas” ( por conta da paixão dos neozelandeses pela navegação), Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e o principal centro financeiro e econômico do país. Aqui, quase tudo acontece ao ar livre: dos cafés com mesinhas nas calçadas à trilhas na floresta subtropical.

No ranking, ela ocupa a 8ª posição com uma pontuação geral de 95,7.

Continua após a publicidade

9. Helsinque, Finlândia

(scanrail/iStock)

A capital da Finlândia é uma cidade moderna mas que ainda conserva diversos edifícios antigos e museus importantes do século XVIII. Por ser uma região calma e extremamente fria no inverno, Helsinque não atrai tantos turistas. Mesmo assim, é um local perfeito para fazer passeios a pé principalmente em seus amplos espaços públicos e parques nacionais.

No ranking, Helsinque ganhou a 9ª posição com uma pontuação de 95,6. 

10. Hamburgo, Alemanha

(sborisov/iStock)

Considerada uma das cidades mais verdes de toda a Alemanha, Hamburgo ganhou a décima posição dentre as melhores cidades do mundo de acordo com o estudo do The Economist. Dentre os atrativos da região, os cafés, teatros e os museus de cera Panoptikum são os de maior destaque.

No ranking, a cidade obteve uma pontuação geral de 95 segundo o Global Liveability Report 2017.

Confira o levantamento completo aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade