As comidas mais caras do mundo

Raros, divinos e excêntricos: os vinhos, carnes e cogumelos dos milionários

Por Eduardo Jun Marubayashi
Atualizado em 16 dez 2016, 08h45 - Publicado em 9 mar 2012, 14h26

O que faz um restaurante ser caro?

O preço cobrado por um prato pode variar pelo expertise do chef, a qualidade das louças e cristais do serviço e da localização do restaurante. Nada, porém, pode influenciar mais o valor – e a qualidade final – que os ingredientes nele utilizado.

Sem mencionar as picanhas de 3 quilos e os azeites de oliva batizados com óleo de soja, mesmo os preços de bons produtos estão sujeitos a flutuações diversas.

A que talvez mais contribua para catapultar os valores para cima é a oferta limitada. Produtos raros de boa qualidade são obviamente caros e este é o caso de (quase) todas as comidas e bebidas de nossa lista – há uma exceção estapafúrdia, a última. Para entender isso, lembre-se que houve uma época que kiwis e cerejas eram praticamente artigos de luxo, mas a combinação de seleção de variedades, produção em massa e melhoria nos métodos de transporte fizeram os preços desabarem.

Continua após a publicidade

Nada disso porém é possível com os alimentos mais caros do mundo. Microclimas e condições ambientais reduzem a distribuição geográfica dos fungos matsutake e trufa branca; o tempo de maturação dos vinhos não pode ser acelerado artificialmente; para produzir mais estigmas de açafrão seria necessário aumentar muito a área plantada e isso seria praticamente inviável economicamente. No caso dos presuntos e carnes mais caros, eles são itens que utilizam métodos na contramão da produção industrial em larga escala.

Mas nem sempre o mais caro é o melhor. Vale a pena pensar no consumo de produtos genéricos, muitas vezes produzidos na mesma região dos mais nobres, mas com preços muito mais em conta. O que vale é o equilíbrio. Ou você trocaria um jantar com toda a família no restaurante mais luxuoso de sua cidade por uma mera garrafa de água?

LEIA MAIS

Os melhores hambúrgueres de São Paulo – Guia Quatro Rodas – nossos experts elegem os campeões

Continua após a publicidade

As melhores parrillas de Buenos Aires – viajeaqui – as carnes mais tentadoras da capital argentina

Os melhores hambúrgueres de Nova York – viajeaqui – tentações na capital mundial do fast-food

 

Continua após a publicidade

Leia mais:

Saiba mais sobre bebidas de todo o mundo

Publicidade