A capital federal foi construída com o objetivo de realocar a sede do governo brasileiro do Rio de Janeiro para uma área mais para dentro do território. Se o trânsito do Rio de Janeiro já é um caos hoje, imagine se a cidade continuasse sendo capital federal… Brasília começou a ser construída em 1956 e sua inauguração foi em 1960, apenas 4 anos depois! A operação à jato se deu a mando do presidente Juscelino Kubitschek, mas é claro que demorou uns bons anos mais para que todos os edifícios oficiais estivessem construídos.
Erigida sob os ideais do modernismo, os seus principais personagens são o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que concebeu a organização da cidade em forma de avião e separada em setores (o Plano Piloto), o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, autor de muitos dos azulejos que revestem até hoje os edifícios públicos e privados da cidade. Outros artistas proeminentes da época deixaram ali sua marca nessa cidade tão peculiar que é hoje Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Alfredo Volpi, João Ceschiatti e Bruno Giorgi. A cidade é, em si, um museu a céu aberto.
No primeiro momento, a cidade pode parecer muito estranha, mas é fácil compreender como ela se organiza e chegar a muitos lugares sem precisar de mapa. Ainda que tenha uma linha de metrô, ele não vai a muitos lugares e a rede de ônibus também deixa a desejar, melhor alugar um carro ou se preparar para usar muito uber e taxi.