A fé cristã está estampada em abóbadas, altares, capelas e monumentais catedrais mundo afora
Por Da Redação
12 jan 2021, 09h14
Gótica, barroca, moderna, rococó ou renascentista. Ou uma mistura de tudo isso. A fé cristã está estampada em abóbadas, altares, capelas e monumentais catedrais mundo afora. A lista das igrejas mais belas do mundo concentra-se fortemente na Europa, onde fortunas foram despendidas por monarcas, fiéis e sacerdotes, ora em honra à religião, ora para firmar o poder político que convinha ao momento.
Muitas igrejas estão relacionadas a supostas relíquias ou fenômenos, como a alegórica Wieskirche (uma estátua de Cristo que lacrimejava), a gigantesca catedral de Colônia (com uma urna com os restos mortais dos reis magos), a joia gótica de Chartres (o véu de Nossa Senhora) ou a deslumbrante Saint Chapelle (a coroa de espinhos de Jesus). Outras destacam-se por suas formas únicas, ligadas à cultura local, como Borgund, na Noruega, e a Igreja da Transfiguração, na Rússia.
Em nossa lista ainda poderiam figurar o Panteão de Roma (hoje dedicado a Santa Maria, mas melhor conhecido como uma das mais bem preservadas construções da Roma Antiga), a Capela Sistina, no Vaticano, a Santa Sofia, de Istambul (que de igreja passou a mesquita, depois virou um museu e em 2020 voltou a ser mesquita, não sem polêmica) ou dezenas de outros santuários, monumentais ou simples, como a Catedral de Santiago de Compostela ou o Santo Sepulcro, em Jerusalém. A lista seria infinita e até injusta, então vale aqui também a sua opinião.