Áreas de Machu Picchu terão acesso restrito

Três pontos da cidade inca só poderão ser visitados em horários determinados. A medida está em fase de testes, mas poderá ser implementada em definitivo

Todo ano, novas regras são postas em práticas para restringir o turismo de massa em Machu Picchu. A partir de janeiro de 2019, os ingressos separaram grupos em horários de entradas diferentes, com duração máxima da visita de quatro horas e com a obrigatoriedade de guia de turismo. Agora, uma nova medida foi anunciada: três áreas importantes do sítio arqueológico terão sua entrada restringida por duas semanas. A decisão do governo do Peru tem objetivo de evitar uma deterioração maior do famoso destino turístico.

Entre os dias 15 e 28 de maio, turistas terão apenas três horas por dia para visitar os Templos do Sol e do Condor e a pedra de Intihuatana, dentro da cidade inca. O Templo do Sol é a única estrutura semicircular do Machu Picchu, enquanto o Templo do Condor – com o formato da ave – é uma das construções mais impressionantes do sítio, localizada em sua parte mais baixa. Já a pedra, que acredita-se ter sido usada para fins religiosos e astronômicos, está na parte mais alta da cidade inca.

Templo do Sol

Templo do Sol (Reprodução/Reprodução)

Templo do Condor

Templo do Condor (Reprodução/Reprodução)

Pedra de Intihuatana

Pedra de Intihuatana (powerofforever/Getty Images)

O Ministério peruano da Cultura afirmou que as razões do acesso controlado são estritamente ligadas à conservação e uso sustentável do patrimônio arqueológico. “Essas medidas são necessárias para conservar Machu Picchu dada a evidência da deterioração nas superfícies das pedras causadas por visitantes destas três áreas”, declarou o órgão em comunicado. Diariamente, seis mil pessoas visitam o ponto turístico.

Essas duas semanas de controle servirão como testes para a aplicação de medidas restritivas permanentes nos três locais, a partir de 1º de junho.

Cada ponto terá um horário de visitação específico durante o período de suas semanas, com duração de três horas. Serão os seguintes:

15 a 21 de maio

Templo do Sol – 7h às 10h

Templo do Condor – 10h às 13h

Pedra de Intihuatana – 13h às 16h

22 a 28 de maio

Pedra de Intihuatana – 7h às 10h

Templo do Condor – 10h às 13h

Templo do Sol – 13h às 16h

Veja também

Saiba mais informações de como visitar o Machu Picchu aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s