Aplicativo gratuito traça roteiros sobre batalhas, conquistas e castelos portugueses

Por Guilherme Tosetto e Maria Ribeiro 9 set 2015, 08h12

Fazer uma viagem em Portugal, passando por locais históricos e cenários de batalhas, ficou mais fácil com o lançamento de um aplicativo criado pelo Ministério da Defesa Nacional, disponível para iOS e Android.

Por enquanto há dois roteiros. O primeiro é o Roteiro dos Templários: começa em Tomar no belíssimo Convento de Cristo, que, junto ao castelo da cidade, foi a sede da Ordem Templária, fundada por Gualdim Pais. O caminho segue os passos da defesa militar do então território português e percorre uma série de castelos, como o de Ourém, Torres Novas e Almourol. Um jeito interessante de entender a história da fundação de Portugal.

O outro roteiro é o da Defesa do Alentejo, que refaz os passos de Dinis de Melo de Castro, um dos maiores comandantes portugueses do século 17, que lutou na difícil fronteira do Alentejo. Atualmente, a região faz divisa com o território espanhol. Este percurso contempla monumentos como o Castelo de Estremoz e o Forte de Santa Luzia.

No aplicativo ainda é possível encontrar lugares para comer e se hospedar próximos aos pontos mencionados. Também dá para seguir o roteiro completo no mapa ou personalizá-lo de acordo com os interesses e disponibilidade de cada viajante.

 

Baixe o aplicativo aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade