Aix-en-Provence ganhará museu com 2000 obras de Picasso

O museu, que abrirá em 2021, exibirá as obras herdadas por Catherine Hutin-Blay, enteada do artista

A enteada de Pablo Picasso, Catherine Hutin-Blay, planeja criar um museu dedicado ao cubista e sua mãe, Jaqueline Roque (segunda esposa dele) em Aix-en-Provence, no sul da França. O Musée Jacqueline et Pablo Picasso deve abrir as portas em 2021 e exibirá as mais de 2.000 obras que compõem a coleção herdada por Catherine.

O acervo de Catherine tem mais de 1.000 pinturas e outros 1.000 desenhos, esculturas, cerâmicas e fotografias. A maioria das obras, segundo o The Art Newspaper, é datada entre 1952 e 1973, período em que Picasso e Jacqueline ficaram juntos. Janie Cohen, especialista em Picasso e diretora do Fleming Museum of Art da Universidade de Vermont, contou ao jornal que essas obras não foram exibidas ou publicadas anteriormente, por permanecerem com o artista ao longo de sua vida.

Em dezembro de 2017, segundo o The Art Newspaper, a Madame Z, empresa de Catherine, comprou um antigo convento da região, o Couvent des Prêcheurs, e um ambulatório anexo, onde o museu será instalado. O espaço terá 1.000 metros quadrados reservados para a exposição das obras permanentes e outros 500 para as mostras temporárias.

Além das obras, o museu também deverá ter um centro de pesquisas de Picasso, oficinas abertas de cerâmica e um auditório com 200 lugares. Espera-se que o local atraia cerca de 500 mil visitantes por ano.

Quando aberto, o museu deverá ter mais pinturas do cubista do que as coleções dos museus de Picasso em Paris, Antibes, Barcelona e Málaga.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s