Aéreas fiscalizarão com mais rigor as bagagens de mão

Bagagens fora das medidas padrão não serão mais toleradas na cabine e terão de ser despachadas no portão de embarque mediante cobrança

A partir de quarta-feira (10 de abril), as companhias Latam, Azul, Gol e Avianca iniciarão uma ofensiva contra bagagens de mão fora das medidas estabelecidas. Ela acontecerá em conjunto a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e será executada em 15 aeroportos brasileiros.

Esses aeroportos foram divididos em três grupos, que começarão a aplicar as novas medidas em etapas e datas diferentes, entre 10 e 24 de abril. Segundo a ABEAR, cada aeroporto terá duas semanas de campanha de caráter estritamente educativo, para informar os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão.

A partir de maio, a triagem das bagagens de mão será mais rígida e aquelas que estiverem fora das especificações estipuladas pelas companhias precisarão ser despachadas – o que pode ser cobrado, dependendo da franquia contratada. Aqui estão os preços de despacho de cada companhia. As malas precisarão ter, no máximo, 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, de acordo com o padrão estipulado pelas empresas aéreas.

Segundo o site Melhores Destinos, a fiscalização será feita por uma empresa terceirizada e acontecerá antes do passageiro entrar na área de embarque. Será verificado a quantidade de peças, as dimensões e o peso (que é no máximo de 10 quilos). Se tudo estiver dentro das normas, o viajante seguirá normalmente para o raio-X. Caso contrário, ele será direcionado para o check-in da companhia para despachar a(s) peça(s).

Esses são os aeroportos participantes e as datas de implementação:

1º grupo:  Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal/RN)

Orientações: de 10 a 24 de abril

Início da triagem: 25 de abril

2º grupo: Confins (Belo Horizonte/MG), Pinto Martins (Fortaleza/CE), Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE), Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)

Orientações: de 17 de abril a 1 de maio

Início da triagem: 2 de maio

3º grupo: Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Congonhas (São Paulo/SP), Guarulhos (Guarulhos/SP); Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)

Orientações: de 24 de abril a 12 de maio

Início da triagem: 13 de maio

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s