Aérea finlandesa começa a pesar passageiros antes do embarque

O objetivo da medida é calcular o peso total transportado pela aeronave e assim determinar a quantidade de combustível ideal para cada voo

A companhia aérea Finnair, da Finlândia, instituiu um protocolo no mínimo polêmico para quem embarca em suas aeronaves: pesar os passageiros. A medida, que começou a ser realizada na semana passada, tem como objetivo a redução de gastos com combustíveis.

A Finnair vai utilizar os dados obtidos pela pesagem e compará-los com as análises feitas pela EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e assim descobrir o peso exato das aeronaves ao decolar.

Os dados atuais divulgados pela EASA determinam que o peso padrão dos viajantes é de 84,6 kg para os homens, 66,6 kg para mulheres e 30,7 kg para crianças com menos de 12 anos. O objetivo da companhia é verificar se os valores divulgados pela agência estão de acordo com a realidade dos passageiros finlandeses, uma vez que eles são utilizados para todo o continente europeu.

A pesagem será feita de forma voluntária e os dados coletados não serão divulgados individualmente. A companhia reforçou que não tem intenção de cobrar uma taxa diferente para quem estiver acima do peso.

De acordo com a BBC, a Finnair precisa de 2000 voluntários para ter uma parâmetro adequado do peso médio de seus passageiros. Até o dia 1 de novembro, 180 passageiros se voluntariaram para subir na balança.

A Finnair não é a primeira companhia a realizar esse tipo de procedimento. No ano passado, a Hawaiian Airlines obrigou seus clientes a se pesarem antes de embarcarem nas aeronaves alegando um aumento no peso médio dos passageiros da região da Samoa Americana, território dos Estados Unidos que possui a maior taxa de obesos no mundo. A pesagem fez a empresa realocar passageiros dentro da aeronave a fim de distribuir o peso de maneira uniforme.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s