A praça é nossa

A Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, está se tornando um enorme complexo cultural

Sede do poder político mineiro por quase tanto tempo quanto existe poder político em Minas Gerais, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, hoje é do povo. Com a mudança do Executivo mineiro para a cidade administrativa, o elefantão de oscar Niemeyer no caminho do aeroporto de Confins, os casarões do século 19 da Praça da Liberdade viraram interessantíssimos museus e centros culturais. O conjunto forma o chamado Circuito Cultural Liberdade (www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br). Hoje já há seis atrações em funcionamento, como o Memorial Minas Vale e o Museu das Minas e do Metal, e até 2014 mais outras novidades virão. É ocaso do Centro Cultural Banco do Brasil e um museu dedicado ao automóvel bancado pela Fiat. Por fim, ainda se espera a chegada de um Hotel Fasano ao clássico endereço, mas só para o primeiro semestre de 2014.

1. ESPAÇO TIM UFMG CONHECIMENTO

Tem um dois oito planetários mais modernos do mundo e um observatório astronômico de última geração. (31/3409-8360, www.ufmg.br/espacodoconhecimento; grátis)

2. MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Narra o processo de desenvolvimento econômico, cultural e social do estado. (31/3516-7200, www.mmm.org.br; R$ 6, grátis 5ª)

3. BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA

O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e tem cerca de 200 mil títulos disponíveis, incluindo edições históricas de jornais e revistas, além de uma seção em braile. (31/3269-1166)

4. ARQUIVO PÚBLICO

Está a dois quarteirões da Praça da Liberdade. No acervo, documentos que contam a história de Minas Gerais desde o período colonial: mapas, manuscritos, plantas, fotos… (Avenida João Pinheiro, 372, 31/3269-1060, www.siaapm.cultura.mg.gov.br)

5. MEMORIAL MINAS VALE

Inspirado nos museus interativos de São Paulo (como o da Língua Portuguesa), conta a história e oshábitos mineiros desde o século 18.(31/3343-7317, memorialvale.com.br;grátis; é necessário agendamento prévio)

Leia mais:

9 atrações nos arredores de Belo Horizonte

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s