Blogueiros dão palestra sobre como viver de blog de viagem

Evento realizado pela Viagem e Turismo promoveu encontro de blogueiros de viagem e jornalistas 

A Viagem e Turismo promoveu um bate-papo na Editora Abril, em São Paulo (SP), com os blogueiros do Conexão Paris, Melhores Destinos, Destemperados e 360 Meridianos no último dia 29. A primeira edição do evento, aberta somente para convidados, tinha como objetivo responder uma questão: “afinal, como viver do seu blog de viagem?”.

Angélica Santa Cruz, diretora de redação da revista Viagem e Turismo, foi a mediadora da conversa. Ela abriu o evento lembrando que em 2015 a edição impressa de Viagem e Turismo celebra 20 anos de existência e reiterou a importância dos blogs de viagem independentes no panorama atual do mercado.

Diogo Carvalho, idealizador do blog de gastronomia Destemperados, começou o bate-papo contando a história de sucesso do site. Ele abandonou a vida de advogado para se dedicar exclusivamente ao projeto. Atualmente, ele mantém uma equipe de food hunters por todo o país – são pessoas que mantém um estilo de vida parecido com o do perfil do blog, interessadas em escrever resenhas de restaurantes nacionais a preço de custo. O sucesso do blog não para por aí: ele também montou uma casa para receber clientes e realizar eventos.

O próximo a se manifestar foi Leonardo Marques, do Melhores Destinos. Ele contou que, no começo, mantinha um site que falava sobre todos os tipos de promoção. Um belo dia, um post despretencioso sobre promoção de passagens aéreas bombou e foi o que o impulsionou a criar o Melhores Destinos – focado exclusivamente em preços de passagens.

“Não tem gente que financia carro? Então: pegar dinheiro emprestado para uma viagem de volta ao mundo foi um investimento”, explicou Rafael Sette, do 360 Meridianos, sobre como o blog passou a ser sua profissão. Ele resolveu se endividar comprando uma passagem aérea de volta ao mundo para depois saber como poderia tirar proveito da viagem. E não houve como aproveitar melhor: hoje, o blog colhe os frutos daquele endividamento – que já foi quitado.

A conversa com Mariana Berutto, do Conexão Paris, aconteceu através de uma webcam, já que ela mora na Suíça. Sua mãe, também idealizadora do blog, vive em Paris. Mariana focou nas diferentes maneiras em que um blog pode dar dinheiro, e sim, elas vão muito além da publicidade. Segundo a blogueira, é possível abrir uma lojinha online de produtos que tenham tudo a ver com o seu público. Ela, por exemplo, vende bilhetes de atrações parisienses e guias de viagem sobre Paris.

O final do bate-papo foi aberto a perguntas dos convidados. O evento foi transmitido ao vivo via streaming. Por conta de problemas técnicos, a gravação começa com o depoimento de Leonardo Marques, do Melhores Destinos. Assista ao vídeo abaixo:

Leia mais:

Conheça os blogs de Viagem e Turismo

 

Cocô é arte: fazendeiro italiano inaugura o Museu da Merda perto de Milão

 

Festival de tulipas em Albany, perto de Nova York, celebra o Dia das Mães

 

Fotos: 15 grandes peregrinações e lugares santos do mundo

 

As mais belas vinícolas da América do Sul

 

As atrações imperdíveis do Vaticano

 

Uma ilha brasileira está no ranking das melhores do mundo; veja a lista completa

 

De vulcões a praias paradisíacas: conheça as sete maravilhas na Nova Zelândia

 

Destinos nacionais que não parecem estar no Brasil

 

14 Bons motivos para conhecer o Caribe

 

15 Grandes mercados do mundo

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s