8 dicas para manter a casa segura enquanto viaja

Inclua na programação de férias cuidados para proteger sua residência no período em que a família estiver fora

Já está com tudo pronto para as férias? Antes de fechar as malas, reunir a família e embarcar para o destino dos sonhos, coloque mais um item no seu checklist de viagem: quem vai cuidar de tudo enquanto você estiver fora? Dispensando um pouco mais de atenção à segurança da casa antes de viajar, é possível evitar roubos à sua propriedade.

O risco de deixar o lar desprotegido nas férias não é pequeno, especialmente porque é nesta época do ano – entre dezembro e janeiro – que o número de assaltos aumenta em até 30%, segundo estatísticas policiais. No estado de São Paulo, por exemplo, de acordo com a Secretaria da Segurança, os assaltos a residências corresponderam a 2,5% do total de roubos de janeiro a outubro de 2017.

Coloque em prática as dicas a seguir para manter a casa protegida e deixe de lado a preocupação enquanto estiver na estrada:

1. Não alardeie sua saída

Pode parecer tentador anunciar uma viagem nas redes sociais. Mas a verdade é que você perde o controle de quem tem acesso àquela informação. Quanto menos detalhes você compartilhar, menor a chance de chegar às pessoas erradas. Seja cauteloso ao falar sobre o passeio e sobre quanto tempo ficará fora. Atente-se a quem está à sua volta quando comentar o assunto em lugares públicos, como restaurantes, ou mesmo no trabalho.

2. Tranque tudo

Essa dica parece óbvia, mas é poderosa para evitar assaltantes. Não facilite o acesso à casa: tranque todas as portas, janelas e portões. Trancar portas internas também pode dificultar a circulação do invasor.

3. Não deixe luzes acesas

Embora muitos pensem que deixar uma luz sempre acesa em casa pode espantar ladrões, essa ação pode ter exatamente o efeito contrário. A iluminação constante, acesa por noites e dias, pode indicar ausência de pessoas e ser um chamariz para assaltantes.

4. Aposte em segurança adicional

Instalar um sistema de segurança residencial reforçado é uma maneira eficaz de afastar assaltantes oportunistas. Seja luzes exteriores que funcionam com timers, alarmes, câmeras de monitoramento, porteiro eletrônico, seja fechaduras digitais, essas soluções podem ser utilizadas tanto por quem mora em casa quanto em apartamento. Caso a energia elétrica seja cortada acidental ou propositalmente, um nobreak instalado pode manter todos esses itens de segurança em pleno funcionamento.

De acordo com a Intelbras, empresa brasileira referência em soluções de segurança, a fechadura digital dá acesso ao imóvel por meio de senhas ou cartões de aproximação e dispensa o uso de chaves, além de apresentar alarme antiarrombamento. É uma solução indicada também para quem aluga a casa nas férias, evitando a necessidade de trocar a fechadura das portas.

Com o porteiro eletrônico, é possível ver pelo smartphone se algum visitante interfonar, além de conversar por chamada de voz ou mesmo visualizar a imagem da câmera do equipamento. Os aparelhos de videomonitoramento têm uma facilidade similar: tudo pode ser acompanhado em tempo real pelo celular.

5. Suspenda a entrega de revistas e jornais

Essa cena a gente já viu em filmes muitas vezes: uma casa inabitada, com uma pilha de jornais diários na porta de entrada. Durante o seu período de férias, solicite a suspensão temporária da entrega dos seus periódicos.

6. Fique de olho na propriedade com a vizinhança solidária

Cada vez mais comum em grandes cidades, a vizinhança solidária implica os moradores monitorarem atividades suspeitas na região e reportarem à polícia. Você também pode pedir a um vizinho que cheque o terreno da sua casa todos os dias enquanto você viaja. Se morar em prédio, avise à portaria que ninguém está autorizado a entrar no apartamento durante o período.

7. Contrate alguém para cuidar da casa e do pet

Um jeito eficaz de espantar ladrões nas férias é manter a casa habitada de alguma forma. Se um parente ou um amigo de confiança puder morar ou fazer visitas diárias para pegar correspondências, regar as plantas ou cuidar dos bichos de estimação, melhor ainda. Senão, existem serviços de babá” pet, como a Pet Anjo e My Pet’s Nanny, ou de plantas – o Ateliê Aquela Flor é um exemplo – que você pode contratar. Não é a opção mais barata, mas, para quem tem pets em casa, pode ser mais em conta do que deixá-los em um hotelzinho.

8. Desconecte-se

Que é importante tirar eletrônicos da tomada, como computador e TV, para economizar energia você já sabe. Mas uma dica pouco comum e bastante eficaz é desligar o portão da garagem, evitando que ladrões o abram com um controle universal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s