Para criar os castelos mais icônicos da Disney, Walt Disney e seus criadores se inspiraram em castelos e construções reais ao redor do mundo. Confira alguns:
1. Castelo real: Castelo de Neuschwanstein, Alemanha
Castelo da Disney: A Bela Adormecida e Cinderela
Afirma-se que o castelo dos dois filmes foram baseados em um verdadeiro castelo de conto de fadas alemão. O Castelo de Neuschwanstein começou a ser construído pelo rei Ludwig II da Baviera, sul da Alemanha, em 1869. Ele teria servido de “molde” para a construção dos castelo da Bela Adormecida das Disneylands da Califórnia, Paris e Hong Kong e também dos castelos da Cinderela, no Walt Disney World de Orlando e na Tokyo Disneyland.
2. Castelo real: Alcázar de Segóvia, Espanha
Castelo da Disney: Branca de Neve
Continua após a publicidade
Foi o Alcázar de Segóvia que inspirou Walt Disney na criação do castelo da Branca de Neve. Ele é fortificado em pedra e foi erguido sobre um penhasco rochoso.
3. Castelo real: Hotel de Glace, Quebec, Canadá
Castelo da Disney: Elsa, Frozen
Continua após a publicidade
O palácio de gelo que a Rainha Elsa constrói durante o filme Frozen foi inspirado em uma construção que não é bem um castelo, mas não por isso deixa de ser mágica: o Hotel de Glace, no Canadá. Depois do desenho, o estabelecimento chegou até mesmo a criar uma suíte para homenagear o filme! Apesar de o castelo ter sido inspirado no hotel, os cenários do resto do filme, a cidade de Arendelle, foram inspirados nos Fiordes da Noruega.
4. Castelo real: Monte Saint-Michel, Normandia, França
Castelo da Disney: Rapunzel, Enrolados
Continua após a publicidade
O Castelo em que a família da Rapunzel vive (e no qual ela volta a viver mais tarde) foi baseado na abadia dedicada a São Miguel Arcanjo, localizada no Monte Saint-Michel, uma vila francesa na Normandia. Esse vilarejo medieval cercado de morros foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
5. Castelo real: Castelo de Chillon, Genebra, Suíça
Castelo da Disney: Príncipe Éric, A Pequena Sereia
Continua após a publicidade
O lindo castelo em que o Príncipe Éric vivia à beira do mar foi inspirado no Castelo de Chillon, na Suíça. Ele foi utilizado para proteger uma estrada através dos Alpes durante o Império Romano e hoje é o monumento suíço mais visitado, classificado como monumento histórico.
6. Castelo real: Taj Mahal, Agra, Índia
Castelo da Disney: Sultão e Jasmine, Aladdin
Continua após a publicidade
O grande palácio de Agrabah no qual o sultão e Jasmine moram foi baseado no Taj Mahal – apesar de não fazer muito sentido geograficamente, já que a construção real fica na Índia e o desenho se passa em algum lugar da Arábia (afinal, a música de entrada é “A noite da Arábia”). A construção fica em Agra, na Índia (será que foi daí que surgiu o nome Agrabah?) e é considerado como uma das 7 maravilhas do mundo.
7. Castelo real: Castelo de Dunnottar, Escócia
Castelo da Disney: Merida, Valente
Apesar de o filme Valente se passar em uma época fictícia, o castelo medieval de Dunnottar, na nordeste da Escócia, serviu de inspiração para a residência da princesa Merida. As belezas naturais do país também ajudaram a construir os cenários do filme. O Castelo de Dunnottar fica no topo de uma falésia e sua estrutura remonta ao século XIII.
8. Castelo real: Chateau de Chambord, França
Castelo da Disney: Fera, A Bela e a Fera
O castelo no qual a Fera mantinha sua rosa na Ala Oeste foi baseado no Chateau de Chambord, localizado na França. É um dos castelos mais visitados do mundo, graças à arquitetura no estilo renascentista francês que se mistura com as formas medievais tradicionalmente francesas.
Siga @nataliagrandi no Instagram!