Estava despretensiosamente pesquisando alguns destinos para a edição impressa da Viagem e Turismo quando dei de cara com uma cidadezinha na França pela qual me apaixonei perdidamente. Veja bem, a gente aqui na redação da VT passa o dia olhando pacotes pra destinos incríveis, checando informações de hotéis nababescos, então se me animei a dividir com vocês essa minha nova obsessão, é porque o destino realmente chamou muito, muito minha atenção Ainda não conheço a cidade mas não devo demorar a conhecer – e prometo posts bem detalhados quando este dia chegar. Por enquanto fico com este post-inspiração mesmo.
A apenas duas horinhas de trem de Lyon, Annecy parece ser uma gracinha tanto no verão quanto no inverno. Veja abaixo as cinco razões pelas quais eu fiquei louca de vontade de conhecer este lugar:
- O Lac d’Annecy
Acho que este é o motivo número 1, de longe, da minha recente paixão por Annecy. Dá para acreditar que tem lago com águas limpíssimas assim no meio da Europa?
No verão, o negócio é alugar um barco para dar uma volta por suas águas com empresas como a Le Bounty, que tem desde pedalinhos até barcos motorizados para vários ocupantes. No barco menor, que não precisa de habilitação, cabem até quatro pessoas. Meia horinha de aluguel sai por € 30. O pedalinho, que pode abrigar de duas a seis pessoas, exige algum esforço das pernocas. O aluguel dele por meia hora custa, para dois ocupantes, custa € 11.
++ Siga a gente no Instagram! @viagemeturismo e @patifigueiredo_ ++
- Os canais de Vieille Ville
As águas do lago são as mesmas que cortam o centro histórico da cidade em canais cercados por casinhas coloridas onde funcionam cafés e restaurantes. Muita gente compara a cidade a Veneza mas eu, pelas fotos, achei que não tem nada a ver. Aqui o estilo é mais alpino, o que faz todo sentido considerando a proximidade das montanhas dos Alpes, que podem ser vistas ao redor da cidade. Só consigo pensar em bater perna sem rumo pelas ruas e pontes desse pedacinho, sacando a câmera para clicar cada esquina!
- Pont des Amours
Cenário mais romântico da cidade, a ponte de ferro que atravessa o canal du Vassée é conhecida pela lenda que diz que casais que se beijam sobre ela continuarão unidos para sempre. No entanto, o nome do lugar tem origem bem menos nobre: era ali que se prostravam as prostitutas da cidade no passado. Pouco importa a frequência de outrora porque hoje em dia o que tem mesmo por lá são turistas embasbacados com as vistas das montanhas e do lago – e eu mesma não vejo a hora de me juntar a eles!
++ Siga a gente no Instagram! @viagemeturismo e @patifigueiredo_ ++
- O Chatêau d’Annecy
O castelo que se ergue sobre a cidade já foi residência de condes e hoje abriga o museu da cidade, que tem um pequeno acervo de época e algumas exposições temporárias. Atualmente está acontecendo uma sobre cinema de animação que despertou meu interesse. No entanto, quem já esteve por lá me garante que o que faz valer mesmo a visita são as lindas vistas dos telhadinhos do centro emoldurados pelas onipresentes montanhas dos Alpes.
- O Palais de l’Île
Este aqui é outro museu da cidade que parece valer mais a pena pela localização e o prédio histórico em que se instala do que pelo próprio acervo. Construído no século 12, o palacete fica em uma ilhota no meio do canal Le Thiou e é um dos pontos mais fotografados da cidade, especialmente desde a ponte Passage de l’Île, de onde se vê a pontinha estreita da construção que já serviu de residência, tribunal e até cadeia! As exposições temporárias exploram principalmente a arquitetura e história da região da Savoia, onde se encontra Annecy.
E você, já conheceu Annecy? É mesmo tudo isso? Divide com a gente as dicas nos comentários 😉