
Bem na Foto - Deserto do Jalapão, Ponte Alta do Jalapão, Tocantins (/)
Toneladas de areia que formam enormes montes à mercê do vento: as dunas são atrações nacionais que merecem respeito.
Perfeitas para praticar sandboard ou o divertido “esquibunda”, elas ainda garantem fotos incríveis. E são um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol. Calce os chinelos e venha conhecer algumas delas!
-
1. Bem na Foto - Deserto do Jalapão, Ponte Alta do Jalapão, Tocantins
zoom_out_map
1/15 1. Jalapão (TO) Dunas de 30 metros de altura no meio do Cerrado brasileiro, longe do oceano e longe de um deserto. Parece estranho, mas assim é o Jalapão. Os montes de areia alaranjada – areia de quartzo – , são formados pela erosão permanente da Serra do Espírito Santo. Do topo das dunas há uma das melhores vistas panorâmicas da região, principalmente durante o pôr do sol – tudo se tinge de laranja, vermelho, magenta e azul. Some a esta paisagem os riachos que brotam do solo, as cachoeiras, as piscinas cristalinas, o capim dourado e a sensação de estar totalmente longe da civilização (Eduardo Andreassi/Reprodução)
-
2. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão
zoom_out_map
2/15 2. Lençóis Maranhenses (MA) Uma imensidão de dunas no formato de lua crescente e lagoas doces cor de esmeralda – esta é a descrição mais sucinta para os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas. Como chove muito durante vários meses do ano, as areias ficam saturadas e passam a água para o lençol freático. Como o subsolo argiloso não permite que a água vá para zonas mais profundas, a drenagem ocorre horizontalmente, aflorando em depressões entre as dunas brancas. Caminhar pelo lugar exige fôlego e preparo físico, mas vale a pena – algumas destas lagoas têm mais de 90 metros de comprimento e até 3 metros de profundidade! (Divulgação/Divulgação)
-
3. Dunas de Itaúnas, Conceição da Barra (ES)
zoom_out_map
3/15 3. Itaúnas (ES) Localizada no extremo norte capixaba, Itaúnas é distrito da cidade de Conceição da Barra e conquista os turistas com a sua natureza exuberante – rios, manguezais, belas praias e dunas de areia fina e branca. Na década de 1950, a fragilização da vegetação que separava as dunas da vila de Itaúnas Velha fez com que o vento forte soterrasse o local. Entre as décadas de 60 e 70 o povoado renasceu do outro lado do Rio Itaúnas. Da antiga vila só restaram ruínas, como alicerces da antiga igreja, objetos pessoais, louça e restos de construção que ainda são facilmente encontrados no local (Tadeu Bianconi/Wikimedia Commons)
-
4. Praia da Joaquina, em Florianópolis
zoom_out_map
4/15 4. Florianópolis (SC) As dunas são uma das maiores atrações turísticas de Florianópolis. As que ficam entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição recebem praticantes de sandboard, o “surfe de areia”. Além dela, uma menor, entre as praias dos Ingleses e Santinho, é muito procurada por turistas. Nas praias do Campeche, Armação e Pântano do Sul existem pequenas formações que dão charme às praias catarinenses (Edu Lyra/Reprodução)
-
5. Duna da Praia de Mundaú, Trairi, Ceará
zoom_out_map
5/15 5. Trairi (CE) Trairi tem praias desertas, águas calmas, piscinas naturais e muitas dunas ao longo do litoral. Uma das mais famosas e frequentadas é a Praia Flecheiras, que possui dunas brancas, coqueirais e beleza selvagem, além de bares e restaurantes. Isto chama a atenção de bugueiros, kitesurfistas e praticantes de sandboard. As praias de Mundaú (foto) e Embuaca também atraem turistas, especialmente quem procura ver o belo pôr do sol no alto dos montes de areia. (Otávio Nogueira/Creative Commons/Reprodução)
-
6. Se você busca tranquilidade e praias paradisíacas, não vai se decepcionar com Jericoacoara
zoom_out_map
6/15 6. Jericoacoara (CE) Isolada por dunas e com um pôr do sol famoso, Jericoacoara é uma vila de pescadores com ruas de areia fofa que conquista mais turistas a cada ano. Um dos pontos mais conhecidos da vila é a Duna do Pôr do Sol, onde todo mundo se encontra no fim de tarde para admirar a vista panorâmica para Jeri e o mar. Ao longo do espetáculo da natureza, a duna muda gradativamente de cores, combinando com o céu (Divulgação/Divulgação)
-
7. As dunas de Genipabu (RN)
zoom_out_map
7/15 7. Genipabu (RN) Uma das melhores atrações da região é entrar em um bugue e se aventurar nas dunas de Genipabu – seja sem emoção ou com emoção. Ainda há a opção de passear montado em um dromedário ou pegar uma prancha e descer de “esquibunda”, terminando com um mergulho na lagoa de água doce. O vento fresco, constante o ano inteiro, se encarrega de deixar a paisagem sempre um pouco diferente, mudando de tamanho e de posição os gigantes de areia. É por isto que o Parque Ecológico Dunas de Genipabu faz diariamente, antes de abrir suas portas, a verificação da sinalização – usando bandeirolas e placas indicativas – de toda a área, garantindo a segurança do turista (Alex Uchôa/Reprodução)
-
8. Pequenos Lençóis, Vassouras, Maranhão
zoom_out_map
8/15 8. Pequenos Lençóis (MA) Próximo aos Lençóis Maranhenses, os Pequenos Lençóis ficam no município de Paulino Neves, próximo a Tutóia, e possuem praticamente as mesmas características: dunas intercaladas por lagoas doces, formadas no período das chuvas. A paisagem mescla o branco da areia com os tons de verde e azul das águas e vamos ser justos: de “pequenos”, eles só tem a extensão, pois algumas dunas chegam a ter 50 metros de altura (Ana Elisa/Creative Commons/Divulgação)
-
9. Hotel Caminho do Mar em Imbassaí, Bahia
zoom_out_map
9/15 9. Imbassaí (BA) O nome da cidade de Imbassaí veio do tupi e significa “o caminho do rio”. Não é para menos: os seis quilômetros de praias são margeados por dunas elevadas que acompanham o Rio Imbassaí e diversas cascatas. O acesso ao local só é possível para pedestres, pois a natureza criou uma barreira natural para veículos. Isto garante a tranquilidade do lugarejo, que recebe turistas que desejam relaxar e aventureiros que curtem esportes radicais (Claus Bunk/Creative Commons/Divulgação)
-
10. Por causa da pequena infraestrutura, Mangue Seco é muito procurada para passeios de um dia a partir de Aracaju, Costa do Sauipe ou Praia do Forte
zoom_out_map
10/15 10. Mangue Seco (BA) O pequeno vilarejo de Mangue Seco, entre Bahia e Sergipe, ficou famoso quando virou cenário para a novela Tieta (1989), baseada na obra de Jorge Amado. A cidade fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar. É um ambiente que agrada desde aquele que quer ficar sozinho, no silêncio, pescando no rio, a até quem gosta pegar ondas fortes com a prancha de surfe. Além das atrações aquáticas, o passeio de bugue é um dos principais atrativos do local e os turistas encaram a aventura para conhecer de perto as suas belas e imensas dunas que, com a força dos ventos, vem cobrindo coqueiros, casas e até ruas (Ricardo Freire/Reprodução)
-
11. Dunas de Natal
zoom_out_map
11/15 11. Parque das Dunas de Natal – Natal (RN) Com uma área equivalente a mil campos de futebol e localizado dentro da cidade, o Parque Estadual Dunas de Natal parece que vai engolir a cidade toda. O cenário inteiro pode ser visto de perto em três trilhas guiadas e uma das dunas mais conhecidas é a do Morro do Careca, com enormes 107 metros de altura margeados dos dois lados por vegetação (parecendo uma careca de verdade) (Thinkstock/Thinkstock)
-
12. Dunas, Praia do Peba, Piaçabuçu, Alagoas
zoom_out_map
12/15 12. Praia do Peba (AL) Localizada no município de Piaçabuçu, a Praia do Peba é uma praia selvagem, deserta, formada em sua maior parte por cerca de 21 quilômetros de dunas. Trata-se de uma vila de pescadores com quase nenhuma estrutura turística, mas vale a pena passear por lá para conferir o nascer ou o pôr do sol. As dunas alcançam 40 metros de altura e, entre os meses de maio e setembro, emolduram lagoas que se formam nos baixios do terreno. O local serve como ponto de desova de tartarugas-marinhas (Alagoas Colaborativo/Creative Commons/Divulgação)
-
13. Dunas do Rosado, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte
zoom_out_map
13/15 13. Areia Branca (RN)Assim como o próprio nome indica, a cidade de Areia Branca é conhecida pelas suas praias e dunas branquinhas. No entanto, a duna mais famosa é Duna do Rosado, que tem cerca de 10 quilômetros quadrados de extensão e possui vários tons de rosa nas suas areias. O local lembra um deserto e serviu de locação para algumas cenas da novela O Clone, se passando por Marrocos. Além disso, na cidade encontra-se a Ponta do Mel, único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar. Esta região é lembrada pela sua massiva produção de sal, a qual rendeu o apelido de "Terra do Sal"+ Fotos: 15 atrações em Natal e no litoral do Rio Grande do Norte (Canindé Soares/Reprodução)
-
14. Dunas da Praia de Siriú, Garopaba, Santa Catarina
zoom_out_map
14/15 14. Praia de Siriú – Garopaba (SC) Integrada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, as dunas da Praia de Siriú, em Garopaba, chegam a ter 5 quilômetros de comprimento e 30 metros de altura. É um dos melhores locais para a prática de sandboard em Santa Catarina. Além disso, quem prefere a calma de banho de água doce tem o Rio Siriú ao fundo; quem gosta de pesca pode ir para a Lagoa do Siriú e, quem pega onda não perde nada surfando nas ondas do seu mar. Depois de tudo isso, é só parar em algum quiosque, pois o local tem infraestrutura para receber os turistas (Leonardo Pallotta/Creative Commons/Divulgação)
-
15. Praia das Dunas, Cabo Frio, Rio de Janeiro
zoom_out_map
15/15 15. Praia das Dunas – Cabo Frio (RJ) Localizada a dois quilômetros do centro de Cabo Frio, a Praia das Dunas não tem este nome à toa. Apesar de não ter muitos montes altos, as dunas de lá são preservadas e não sofreram alterações urbanas – é uma Área de Proteção Ambiental e, portanto, totalmente deserta. É procurada pelos surfistas por causa do mar de ondas fortes, mas, tirando eles, que estão na água, não há quase ninguém nas areias, por isto não é recomendável conhecer a área sozinho (Robinho y Paco/Creative Commons/Divulgação)