Criado em 2003 para incentivar o turismo cultural da região, o Festival Vale do Café chega à 10ª edição para celebrar a música instrumental, a história e a natureza locais. A programação vai de 17 a 29 de julho e as praças, igrejas e fazendas no meio da Mata Atlântica são os palcos das atrações do evento.
Os shows percorrerão 15 municípios da região do Vale do Café – a expectativa é receber, no total, um público de até 90 mil pessoas. Somente os 14 concertos nas fazendas são pagos (o valor inclui as refeições, de almoços tropeiros a autênticos cafés coloniais) e o restante da programação (cerca de 80%) é gratuito. Antes de cada apresentação, a sommelière Deise Novakoski fará uma palestra sobre café – história, os tipos, formas de produção e degustação.
A abertura será em Volta Redonda, coincidindo com a comemoração do aniversário da cidade. O festival fará homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do Baião, com concertos especiais ao ar livre nos municípios de Barra Mansa, Piraí e Valença. A cantora Elba Ramalho estreia no evento como solista em alguns shows.
E, para quem desejar aprimorar seus dotes artísticos, o festival também abriu cerca de 350 vagas para cursos gratuitos de música (piano, clarineta, saxofone, violoncelo, canto e etc.).
Confira a programação completa no site oficial do evento.
10º Festival Vale do Café
Onde: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Resende, Barra Mansa e Três Rios.
Quando: de 17 a 29 de julho
Quanto: as apresentações são gratuitas, exceto 14 concertos nas fazendas, que custam R$ 80 (há meia-entrada)
Ingressos: Ingresso Fácil
Informações: https://www.festivalvaledocafe.com
Leia mais:
Roteiro Vale do Café e Serra da Bocaina
23° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira acontece em Juiz de Fora
Festival de Inverno de Petrópolis acontece de 6 a 15 de julho
43º Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece de 30 de junho a 29 de julho