Continua após publicidade

O que fazer se você perder o passaporte no exterior?

Veja as respostas para as dúvidas mais comuns sobre perda ou roubo de passaporte em viagem para fora do Brasil

Por Da Redação
Atualizado em 24 set 2024, 16h45 - Publicado em 24 set 2024, 14h00
Veja o que fazer em caso de perda do passaporte (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O que devo fazer se eu perder ou se roubarem meu passaporte no exterior?

Primeiro de tudo, dirija-se imediatamente à polícia local e faça um boletim de ocorrência. Antes de viajar, fotografe o seu passaporte e envie para um endereço de email pessoal – e se possível faça a mesma coisa com o CPF, RG ou CNH válida porque a comprovação deles serão úteis para os itens que vêm a seguir.

Minha viagem terá continuidade para outros países, como obter um novo passaporte?

Acesse o site do Ministério das Relações Exteriores e localize a repartição consular brasileira no país em que você estiver. Cada repartição pode definir regras específicas, mas como regra geral você terá que preencher um novo formulário como se estivesse tirando novamente um passaporte. A etapa seguinte é marcar horário na repartição brasileira mais próxima de onde você estiver (veja aqui a lista) e levar junto o boletim de ocorrência. Se a cidade tiver tanto embaixada quanto consulado brasileiros, caso de Buenos Aires, por exemplo, prefira o consulado. Essas representações geralmente não abrem aos fins de semana e feriados. A taxa cobrada para obter um passaporte brasileiro no exterior é o dobro da taxa para emiti-lo aqui, que é de R$ 257,25. O passaporte novo vem zerado, ou seja, todos os vistos que você tiver no documento extraviado se perdem, o que pode atrapalhar se você pretendia continuar a viagem para outros países. O prazo para a emissão de um novo passaporte costuma variar de sete a dez dias úteis.

E se eu não for prosseguir viagem e apenas quiser voltar para o Brasil?

O procedimento é bem mais simples nesse caso. É importante ter o boletim de ocorrência em mãos para então entrar em contato com a repartição consular brasileira no exterior e solicitar a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Esse documento, que tem caráter emergencial, fica pronto em até três dias úteis e permite ao seu titular apenas uma viagem direta ao Brasil. Em casos de emergência em que não seja possível acionar o consulado brasileiro do país, entre em contato com o Ministério de Relações Exteriores (MRE-Itamaraty) pelo telefone (61/98260-0610) ou email (dac@itamaraty.gov.br).

Leia tudo sobre Manual do Viajante

Publicidade