Congonhas vai ganhar novo terminal; obras já começaram
Projeto bilionário vai aumentar capacidade do aeroporto de receber voos maiores, sem alterar número de pousos e decolagens

Desde o final de abril, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está passando por obras de ampliação que vão aumentar a capacidade operacional daquele que já é o segundo maior destino aéreo do país. Com um investimento que supera os R$ 2 bilhões, as obras vão adicionar um novo terminal à estrutura do aeroporto.
Os trabalhos têm uma previsão inicial de conclusão até junho de 2028, mas não está descartada a possibilidade de uma conclusão antecipada das obras, promete a concessionária. As operações normais de Congonhas não devem ser afetadas pela ampliação.
Aumento da capacidade operacional
A principal mudança ao término dos trabalhos será um incremento de 34% no volume de passageiros que o aeroporto comporta: hoje na casa dos 22 milhões de pessoas por ano, a expectativa é que Congonhas possa receber até 29,5 milhões de passageiros anuais em 2028.
Um dos diferenciais é que esse aumento não estaria relacionado a um maior número de pousos e decolagens – que, a princípio, ficaria o mesmo – mas a uma possibilidade de receber voos maiores. A área de embarque e desembarque, por exemplo, deve ter seu espaço duplicado e chegar a 105 mil metros quadrados.

A ideia é que o novo terminal seja utilizado exclusivamente para embarques, enquanto o atual seguiria sendo usado para desembarques. Até 2028, também deve ser implementado um novo salão de check-in, um novo pátio de 215 mil metros quadrados para aviões comerciais e outros investimentos em infraestrutura, como a renovação e implementação de novas pontes de embarque (que passariam de 12 para 19) e mais esteiras e carrosséis de restituição de bagagens, por exemplo.
Concessionária assumiu 11 terminais no Brasil
Os avanços na ampliação de Congonhas fazem parte de projetos anunciados pela Aena, empresa espanhola que assumiu a operação de 11 aeroportos ao redor do país no final de 2023.
Além do terminal na capital paulista, a concessionária também é responsável pelos aeroportos de Altamira, Carajás, Marabá e Santarém, no Pará; de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; e de Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais. Projetos de ampliação e melhoramentos foram anunciados para todos os terminais administrados pela Aena.