Continua após publicidade

9 dicas para quem viaja de avião com crianças

As restrições, as tarifas, a documentação do adulto responsável, o embarque de menores desacompanhados e outras regras que você precisa saber

Por Da Redação
Atualizado em 5 jul 2023, 21h40 - Publicado em 5 jul 2023, 21h33

Para facilitar a viagem com bebês e crianças nas férias, a Latam listou 9 dicas para um embarque seguro e confortável. Confira:

1. CONHEÇA AS RESTRIÇÕES

Todos podem voar, no entanto, caso seja um recém-nascido de até sete dias de idade, um atestado médico que informe a condição de saúde da mãe e do bebê deve ser apresentado à companhia até 48 horas antes da saída do voo.

2. ENTENDA AS TARIFAS

Na Latam, os bebês de até 1 ano que viajam no colo não pagam tarifa nos voos nacionais. Já em voos internacionais, pagam 10% da tarifa de adulto, mais impostos. Em ambos os casos, há a possibilidade do bebê viajar em assento próprio, desde que uma passagem completa seja adquirida e seja utilizada uma cadeira certificada para viagens em avião (Child Restraint System – CRS). O mesmo vale para crianças a partir de 2 anos, que devem viajar em seu próprio assento e cumprir com os requisitos de segurança. Lembre-se que cada adulto pode viajar com até dois bebês, desde que um deles tenha o seu próprio assento.

3. DOCUMENTAÇÃO

Em voos nacionais: crianças menores de 12 anos podem viajar apresentando a certidão de nascimento; acima dessa idade, o documento de identificação deve ter foto, podendo ser a via original ou uma cópia autenticada.

Continua após a publicidade

Em voos internacionais: independentemente da idade, é preciso ter um passaporte válido e, se o país de destino ou de conexão assim exigirem, um visto; no caso de países do Mercosul, o passaporte pode ser substituído pelo RG original com foto. Em ambos os casos, por exigência das autoridades, o documento de identidade deve comprovar – com o nome idêntico – a filiação ou o parentesco do menor com o maior acompanhante.

4. DEFINA O ACOMPANHANTE RESPONSÁVEL

Em voos nacionais: dentro do Brasil, bebês e crianças de 0 a 15 anos devem viajar com pai, mãe ou responsável, familiar maior de idade de até terceiro grau (comprovado) ou adulto autorizado em cartório pelo pai, mãe ou responsável. Maiores de 16 anos podem viajar sozinhos.

Continua após a publicidade

Em voos internacionais: bebês e crianças de 0 a 12 anos precisam voar com 1) ambos os pais ou um responsável, 2) um dos pais (se o outro autorizar com firma reconhecida) ou 3) um adulto autorizado em cartório por ambos os pais ou responsável. Passageiros de 12 a 17 anos precisam viajar com parente de até terceiro grau ou pessoa sem parentesco maior de idade, desde que comprovado o parentesco ou responsabilidade legal. Somente maiores de 18 anos podem viajar sozinhos em voos para o exterior sem a necessidade de autorização.

5. ENTENDA COMO É O EMBARQUE DE MENOR DESACOMPANHADO

A Latam oferece assistência para crianças e adolescentes de 8 anos de idade até antes de completar 18 anos e que tenham autorização expressa para viajar sozinhos. Antes da viagem, os responsáveis devem preencher o formulário de autorização (AEV) e apresentá-lo no aeroporto junto com os documentos do menor. A companhia oferece ainda um serviço de Menor Desacompanhado, que inclui o monitoramento da viagem em tempo real com a ferramenta Child Tracker. A contratação do serviço é obrigatória para crianças entre 8 anos e 12 anos incompletos viajando sozinhas e deve ser solicitada até 48 horas antes do voo por meio do Contact Center da Latam.

6. VIAGENS DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES QUE ESTEJAM NO ESPECTRO AUTISTA

A Latam possui a certificação Autism Double Checked e também faz parte do programa Sunflower Lanyard, iniciativa que visa facilitar de forma discreta e voluntária a auto identificação de pessoas com deficiências “invisíveis” por meio de um cordão verde com desenho de girassóis.

Continua após a publicidade

7. SOLICITE SERVIÇOS ESPECIAIS COM ANTECEDÊNCIA

Em voos internacionais, é possível solicitar berço e alimentação especial para bebês e crianças com antecedência via Contact Center. Para o berço, a solicitação deve ser realizada até quatro horas antes do voo e o bebê deve pesar até 10 quilos e medir menos de 71 centímetros. Já para a alimentação, a companhia oferece um menu infantil para crianças acima de dois anos que deve ser solicitado até 48 horas antes do embarque. Vale destacar que a alimentação de bebês é de responsabilidade do passageiro que o acompanha.

8. ARTIGOS PESSOAIS E BAGAGENS PERMITIDAS

O responsável pode levar na cabine do avião uma bolsa ou mochila pequena desde que não ultrapasse as medidas máximas permitidas de 45x35x20 centímetros (altura, largura e comprimento), além do item de segurança, como a cadeira certificada ou o carrinho desmontável/dobrável (base e cadeirinha). Se por uma questão de espaços os itens não puderem ser acomodados na cabine, eles serão despachados sem custo adicional. Vale destacar que a tarifa infantil não inclui bagagem, mas ela pode ser adquirida com desconto até seis horas antes do voo.

Continua após a publicidade

9. CHEGUE CEDO AO AEROPORTO

Chegue com antecedência ao aeroporto já com a documentação necessária e com o check-in realizado. O embarque prioritário está disponível para todos os passageiros acompanhados de crianças menores de 2 anos, basta dirigir-se à fila preferencial em frente ao portão de embarque.

Muitas das dicas aqui citadas, principalmente sobre documentação da criança e do adulto responsável, são válidas para outras companhias aéreas brasileiras, mas você deve consultá-las para entender se existe algum trâmite específico.

Leia tudo sobre Manual do Viajante

Continua após a publicidade

Reserve hospedagem pelo Booking

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade