Tédio zero: ideias para deixar sua viagem de carro perfeita

Por mais incrível que seja o destino, a viagem pode ser muito cansativa. Mas existem muitas formas de se divertir. Confira dicas para cada tipo de viajante

Colocar o pé – e as quatro rodas – na estrada é uma ótima forma de viajar, passear por cidades diferentes e ter um visual único das diversas regiões do país e, por que não, do mundo.

Porém, sempre chega aquele momento: aquela hora do trajeto que a companhia do motorista está tirando um cochilo, as crianças estão impacientes ou mesmo a paisagem que passa pelo para-brisa não está chamando tanto a atenção.

Para combater o tédio, é bom contar com algumas cartas na manga – e um carro confortável e com um sistema de entretenimento que dê conta do recado. Recém-lançado, o sedã Fiat Cronos é um bom exemplo de veículo ideal para viagens: combina espaço interno, o maior porta-malas da categoria e uma seleção de facilidades multimídias. Pensando nisso, listamos algumas dicas para tornar a viagem de carro mais leve. Confira:

Aproveitar o tempo na estrada para conversar e escutar boas músicas Aproveitar o tempo na estrada para conversar e escutar boas músicas

Aproveitar o tempo na estrada para conversar e escutar boas músicas (Marcos de Lima/Abril Branded Content)

Casal

As vantagens: o carro, vazio atrás, é muito mais fácil de organizar. E viagens a dois costumam ser ótimas para curtir o relacionamento.

As desvantagens: se um dos passageiros não dirige, ou costuma dormir pesado durante as viagens, o motorista pode ficar sobrecarregado.

Três formas de se entreter:

  1. Conversar: viagens longas são perfeitas para colocar o papo em dia e até mesmo falar de assuntos que ficaram pendentes por conta da correria da rotina.
  2. Ouvir música: preparar playlists que combinem canções do gosto de cada um é uma ótima ideia. Também vale arriscar listas de músicas novas, para o casal descobrir canções que funcionem bem para os dois. A central multimídia Uconnect™ do Fiat Cronos oferece muitas formas de ouvir músicas: tem acesso à conexão bluetooth, áudio streaming e Apple Car Play com acesso ao Spotify.
  3. Usar redes sociais: a central multimídia do Fiat Cronos, compatível com Android Auto, permite acesso ao WhatsApp e outras redes sociais. Assim, o casal pode trocar mensagens com os amigos e familiares e postar imagens da viagem em tempo real.

Música não pode faltar: duas dicas de trilhas sonoras no Spotify

Alternative Love Songs

Sexy as Folk

Sair do roteiro original e encontrar boas surpresas Sair do roteiro original e encontrar boas surpresas

Sair do roteiro original e encontrar boas surpresas (Marcos de Lima/Abril Branded Content)

Turmas de amigos

As vantagens: em grupo, é muito mais difícil ficar entediado ou se cansar ao volante, já que mais pessoas podem se revezar no banco do motorista.

As desvantagens: muito barulho e excesso de distração podem tirar a atenção do condutor a respeito do que realmente importa: a estrada. A quantidade de pessoas também pode se tornar um desconforto. Por isso, é bom escolher sempre um carro com bom espaço interno e bagageiro robusto.

Três formas de se entreter:

  1. Parar em lugares inesperados: às vezes, um dos passageiros conhece uma cidadezinha nos arredores ou um restaurante de beira de estrada com um lanche imperdível. Vale a pena parar um pouco e experimentar. A central multimídia do Fiat Cronos permite conexão com o Waze, o que facilita tanto desviar quanto voltar para a rota.
  2. Jogar: brincadeiras de estrada, como procurar cenas inusitadas ou um carro de determinada cor, fazem o tempo passar muito mais rápido. Ou que tal um jogo de “stop” falado? Criar as próprias regras para adaptar a diversão à situação também é válido. Aplicativos de jogos em grupo ou mesmo o bloco de notas do smartphone podem ajudar a manter a pontuação da turma. Enquanto isso, se você está dentro de um Fiat Cronos, aproveite as duas entradas USB para não deixar o aparelho descarregar.
  3. Conversar: cada pessoa pode contar uma história engraçada da sua vida, por exemplo. Ou então citar seu filme favorito e explicar por que gosta dele. Basta ter criatividade na hora das questões!

Música não pode faltar: duas dicas de trilhas sonoras no Spotify

100% Suingue

Praia Lounge

Jogos, brincadeiras e distrações para os pequenos Jogos, brincadeiras e distrações para os pequenos

Jogos, brincadeiras e distrações para os pequenos (Marcos de Lima/Abril Branded Content)

Filhos

As vantagens: levar as crianças para passear é uma delícia. Seja um lugar novo ou a casa de um familiar que mora longe, é sempre uma oportunidade de distrair os pequenos.

As desvantagens: dentro de um carro, filhos são uma companhia desafiadora. Eles se entediam com facilidade e, em geral, não conseguem ficar muito tempo parados.

Três formas de se entreter:

  1. Diversão e distração: adivinhas e charadas funcionam bem com crianças um pouco maiores. Cantar o começo de músicas, para que os pequenos continuem, também funciona. Brinquedos pequenos ajudam, desde que não sejam pontiagudos – que podem representar um risco em caso de curvas e solavancos.
  2. Assistir a filmes: chega um momento em que a paisagem fica repetitiva. Por isso, é fundamental levar celulares e tablets com desenhos, jogos e filmes favoritos de cada filho na memória.
  3. Fazer paradas: a cada duas ou três horas de viagem, é recomendável parar para os pequenos se movimentarem um pouco – a não ser que eles estejam dormindo. O ideal é procurar lugares que ofereçam espaço para eles correrem e brincarem.

Música não pode faltar: duas dicas de trilhas sonoras no Spotify

Disney

This is Xuxa

Escolher o estilo de música sem se preocupar, que tal? Escolher o estilo de música sem se preocupar, que tal?

Escolher o estilo de música sem se preocupar, que tal? (Marcos de Lima/Abril Branded Content)

Sozinho(a)

As vantagens: o motorista escolhe a hora de fazer pausas e pode mudar o roteiro da viagem com mais facilidade.

As desvantagens: é preciso tomar cuidado para não ficar com sono. Quem tem problemas crônicos de saúde, que possam dificultar a viagem, precisa tomar cuidado extra para prosseguir sozinho.

Três formas de se entreter:

  1. Fazer paradas: não é preciso seguir roteiros fixos. O motorista pode estacionar sempre que o sono bater ou alterar a rota se der vontade de conhecer uma cidadezinha que um amigo recomendou pelo WhatsApp.
  2. Ouvir música: com a central multimídia Uconnect™ do Fiat Cronos, é possível curtir playlists preparadas com antecedência ou mesmo se deixar levar por novos sons e estilos musicais – com a vantagem de que ninguém vai reclamar e pedir para mudar…
  3. Conversar: a bordo do Fiat Cronos, quem viaja sozinho não precisa se sentir solitário. É possível mandar mensagens de voz com segurança, graças aos controles presentes no volante, e assim compartilhar os melhores momentos do passeio. A tela de sete polegadas com resolução HD do sistema multimídia facilita muito a navegação pelo sistema.

Música não pode faltar: duas dicas de trilhas sonoras no Spotify

Women of the Blues

Classic Road Trip Songs