Aperte os cintos: checklist para uma viagem de carro segura

Para pegar a estrada sem surpresas, é preciso prestar atenção em vários fatores de segurança. Confira nossas dicas

Para chegar bem ao destino em uma viagem de carro, é importante tomar uma série de cuidados antes mesmo de pegar a estrada. Acompanhe a lista e confira se você não esqueceu alguma coisa:

Faça o check-up

É muito mais fácil consertar um problema no veículo antes de perceber o defeito no meio da estrada – sem falar que alguns itens, como os pneus, colocam em risco a segurança do condutor.

“Nós vivemos o fenômeno do seguro. Os motoristas estão acostumados a pensar que, se alguma coisa acontecer na estrada, é só ligar para a seguradora”, diz o perito e consultor em segurança do trânsito Rodrigo Kleinübing. “Na verdade, um checklist preventivo pode salvar vidas.” Dias antes de viajar, confira:

  • desgaste e calibragem dos pneus;
  • alinhamento e balanceamento;
  • nível do óleo, da água do radiador e do fluido de freio;
  • limpeza de vidros e paletas;
  • checagem do sistema elétrico;
  • validade da documentação e do extintor de incêndio;
  • equipamentos de segurança: triângulo, macaco, chave de roda.
É importante fazer uma revisão de todos os sistemas do veículo

É importante fazer uma revisão de todos os sistemas do veículo (Fiat/Divulgação)

Instale a cadeirinha

Para quem tem filhos, é importante afixar a cadeirinha corretamente, ou então a criança não estará segura em caso de acidentes ou irregularidades na pista. O Fiat Cronos conta com um parceiro importante: o sistema Isofix, que simplifica a colocação e conecta a cadeirinha diretamente à estrutura do carro.

Aliás, o modelo também conta com um sistema inteligente de fechamento dos vidros, que é interrompido pelo contato com qualquer obstáculo – o que impede que os dedos dos pequenos fiquem presos.

Respeite os limites

Existem motivos para as faixas contínuas existirem, assim como os limites de velocidade são estabelecidos seguindo critérios técnicos. Por isso, nunca ultrapasse em locais não permitidos, nem acelere além dos limites de velocidade.

“A maioria dos acidentes em estradas é provocada por colisões traseiras, por culpa do excesso de velocidade. E a maioria das mortes acontece em colisões frontais, resultado de ultrapassagens proibidas”, resume Rodrigo Kleinübing.

Algumas versões do Fiat Cronos contam com air bags laterais dianteiros, que aumentam exponencialmente a proteção, mas é melhor não precisar deles.

Proteção extra no caso de acidentes

Proteção extra no caso de acidentes (Fiat/Divulgação)

Acenda o farol

A lei obriga todos os veículos a usar os faróis acesos em rodovias. É bom respeitar, e não só para não tomar uma multa: as luzes ajudam com a segurança.

Outra atitude importante é respeitar uma distância segura do carro da frente: usando uma placa como referência, basta contar três segundos entre a passagem do outro veículo e do seu. Essa atitude pode evitar uma batida fatal.

Atenção ao tempo

Chuva, neblina e escuro demandam atenção redobrada. Melhor para quem tem um Fiat Cronos: o carro conta com LEDs infravermelhos que detectam variações de intensidade na luz ambiente e acionam os faróis automaticamente, se necessário.

Não é só: tem também sensor de chuva, que aciona os limpadores ao primeiro sinal de água. E assim o motorista pode manter o foco na estrada.

Cuide da saúde

Não adianta o automóvel estar bem se o motorista não estiver. A alimentação, desde a véspera, deve ser leve. Se possível, é recomendável revezar ao volante e fazer paradas para esticar as pernas e caminhar um pouco, para diminuir a compressão sobre a coluna.

Quem viaja com crianças vai precisar parar mais vezes ainda, para evitar que elas fiquem agitadas e atrapalhem a direção. Lembrando que, com o Fiat Cronos, o motorista ganha um aliado importante: para ajudar a manter o controle da direção em condições extremas, a tração e a estabilidade são controladas automaticamente.