Solar da Marquesa de Santos reabre para visitação neste sábado (19)

Construção no centro de São Paulo, que pertenceu à célebre amante de Dom Pedro I, passou por minuciosa restauração

Solar da Marquesa de Santos

Onde: Rua Roberto Simonsen, 136, Centro, São Paulo

Horário de funcionamento: 3ª/dom 9h/17h

Ingresso: gratuito

Mais informações: 11/3105-6118, www.museudacidade.sp.gov.br

 

Casa da Imagem

Onde: Rua Roberto Simonsen, 136-B, Centro, São Paulo

Horário de funcionamento: 3ª/dom 9h/17h

Ingresso: gratuito

Mais informações: 11/3106-5122, www.museudacidade.sp.gov.br

Após três anos fechado para reformas, o Solar da Marquesa de Santos, casarão próximo ao Pateo do Collegio e à Praça da Sé, no centro de São Paulo, reabre para visitação neste sábado (19). O espaço pertenceu a Domitila de Castro Canto e Mello, a Marquesa de Santos, entre 1834 e 1867. Para a reabertura da bela construção, entra em cartaz a mostra A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar, com retratos, pinturas, faqueiro, cama, espelho e outros objetos cedidos pelo Museu Histórico Nacional (RJ), Museu da Casa Brasileira/Fundação Crespi Prado (SP) e Museu Paulista/USP, que pertenceram à ilustre moradora, amante do imperador Dom Pedro I. A exposição também traz trilhas musicais do período e canções que remetem às reuniões sociais da época.

No imóvel ao lado, conhecido como Casa nº 1, passará a funcionar a Casa da Imagem, o novo museu da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que integra a rede Museu da Cidade, administrada pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). O espaço vai reunir um acervo iconográfico preservado, com 750 mil fotografias de São Paulo, 120 delas digitalizadas, disponíveis para pesquisa. A partir da inauguração, o público poderá observar o conjunto de imagens do fotógrafo Guilherme Gaensly, produzidas entre as décadas de 1890 e 1920. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, a mostra fica em cartaz até 8 de abril de 2012.

Entre o Solar da Marquesa de Santos e a Casa da Imagem está o Beco do Pinto, uma passagem utilizada no período colonial para a circulação de pessoas e animais. O local, também restaurado, recebe a obra No Ar, da artista plástica Laura Vinci.

História

A propriedade, que pertenceu à Marquesa de Santos entre 1834 e 1867 e herdada por seu filho, o Comendador Felício Pinto de Mendonça e Castro, foi adquirido em 1880 pela Mitra Diocesana. Nesse período começaram transformações na estrutura e na fachada, que ganhou características neoclássicas. Em 1909, a The São Paulo Gaz Company arrematou o imóvel e ali instalou seu escritório. Mais uma vez, a casa foi modificada e o desenho original do telhado, alterado: paredes de taipa e pilão foram demolidas e um pátio foi aberto na lateral direita do terreno. Em 1967, o imóvel foi desapropriado e passou a pertencer à Prefeitura de São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o processo de restauração da casa, descaracterizada após sucessivas adaptações, começou em 1991. Na última reforma, que teve início em 2009, foram conservados os amplos ambientes do andar térreo, o pátio, os tetos do pavimento superior, conhecido como Palacete do Carmo, com detalhes dourados nos forros apainelados, pinturas artísticas e pisos assoalhados. A obra, com investimento de R$ 2.401.901,02, foi financiada pelo BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento e faz parte do programa Procentro – projeto de revitalização do centro de São Paulo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s