São Francisco é brasileiro: conheça 10 atrações nacionais relacionadas ao santo

Entre passeios e igrejas, conheça atrações onde quem manda é o Francisco

Em 13 de março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio fez história, tornando-se o primeiro latino-americano a ser eleito sumo pontífice, o primeiro jesuíta e, também, o primeiro a adotar o nome Francisco. Há pelo menos nove santos com este nome, sendo que São Francisco de Assis é provavelmente o mais popular e homenageado Brasil afora. Mas não é o único.

Entre as cidades brasileiras, São Francisco do Sul, em Santa Catarina, reserva um dos melhores museus do Brasil, o Museu do Mar, enquanto a paulista São Francisco Xavier surpreende pelo Circuito das Artes. A gaúcha São Francisco de Paula traz infraestrutura de lazer, cachoeiras e boas pousadas e está próxima aos incríveis cânions dos parques nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra.

Já o rio São Francisco é uma viagem pelo interior do Brasil: nasce na Serra da Canastra, Minas Gerais, e passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, para, enfim, desaguar no Oceano Atlântico. As igrejas não ficam atrás: há barrocas, conventos e congregações que levam seu nome, incluindo várias listadas no patrimônio histórico e cultural nacional e da Unesco.

Veja a seguir 10 atrações que o GUIA QUATRO RODAS selecionou entre os Franciscos mais conhecidos no Brasil.

Leia mais:

De Assis ao Vaticano: seis graus de separação

Aparados da Serra: abismos na neblina

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.