Monte Verde tem festival de cinema de 15 a 18 novembro

Com entrada gratuita, a primeira edição do Move Cine Arte acontece em pousadas e casarões da cidade mineira

Entre os dias 15 e 18 de novembro, a cidade de Monte Verde, no interior de Minas Gerais, recebe a 1ª edição do Move Cine Arte, um festival de cinema totalmente dedicado a filmes que têm a arte como principal objeto de estudo.

Durante os quatro dias de mostra serão exibidos diversos longas e curtas-metragens que tentam criar um diálogo entre a sétima arte e temas como a pintura, a dança, o teatro, a arquitetura e performance artística. “Queremos promover um encontro entre o cinema e as outras artes, mas também entre o público das diversas áreas artísticas”, disse André Fratti Costa, curador do evento.

Sempre com quatro sessões diárias, sendo três à tarde e uma à noite, todas têm entrada gratuita – basta ao visitante chegar com pelo menos uma hora de antecedência do início da exibição. Entre os destaques do evento estão o documentário Vida em movimento (Austrália, 2011), de Bryan Mason e Sophie Hyde, que acompanha a trajetória dos colaboradores da Companhia de Dança de Sydney, que realizaram uma turnê mundial após a morte de sua diretora artística. Outra atração é Christian de Portzamparc, um arquiteto em movimento (França, 2010), de Daniel Ablin, sobre um dos grandes nomes da arquitetura mundial.

O documentário brasileiro Ouvir o rio: Uma escultura sonora de Cildo (2012), de Marcela Lordy, também será exibido no circuito. O filme trata da pesquisa que gerou a instalação Rio-Oir, de Cildo Meireles.

Após as exibições, o público poderá participar de conversas e debates com artistas, diretores, produtores e pesquisadores de cinema e arte.

Ao contrário dos festivais mais tradicionais, em que as exibições são realizadas em grandes teatros ou centros de convenções, o Move Cine Arte escolheu um espaço inusitado para rodar as obras escolhidas: casarões e pousadas de charme – será possível assistir ao filme à beira de uma lareira, recostado em um sofá.

“O clima de montanha e o aspecto intimista de Monte Verde são os elementos exatos que procurávamos para o evento. O lugar é ideal para apreciar uma taça de vinho, assistir a filmes bacanas na companhia de pessoas de quem a gente gosta e ainda poder conversar sobre arte”, disse Costa, organizador do Movi Cine Arte.

Costa conta que a escolha pela cidade serrana foi feita por um fator pouco usual: Monte Verde não tem nenhuma sala de cinema. E, por isso mesmo, na visão dele, seria o lugar ideal para um festival que nasceu com a intenção de romper com a “máquina de exibir” convencional que são os espaços tradicionais.

Os organizadores do Move Cine Arte pretendem realizar a segunda edição do evento em 2013. “A pesquisa de curadoria já está iniciada e os contatos com outros realizadores também já começou. O festival pretende ser uma janela anual para as produções de filmes sobre arte, estar presente na grade de festivais de cinema do país e na agenda cultural de Monte Verde”, afirma Costa.

Move Cine Arte

Quando: 15 a 18 de novembro, com quatro sessões diárias

Onde: Chácara Adélia, Hotel St. Michel e Hotel Meissner-Hof, em Monte Verde, Minas Gerais

Quanto: grátis

Mais informações: site oficial do festival www.movecinearte.com.br

Leia mais:

Rio tem virada impressionista no fim de semana

Natal de Curitiba divulga programação 2012

São Paulo tem Salão Internacional de Veículos Antigos de 22 a 25 de novembro

Olinda é pura inspiração com a 8.ª edição da Fliporto

Museu do Futebol traz exposição temporária sobre árbitros

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s