MIS organiza quatro mostras fotográficas em SP

Trabalhos dos fotógrafos André Kertész, Andy Warhol, Claudio Edinger e Ozualdo Candeias estarão no Museu de Imagem e do Som de 4 de maio a 24 de junho

Os fotógrafos André Kertész, Andy Warhol, Claudio Edinger e Ozualdo Candeias estarão no Maio Fotografia no MIS. O Museu da Imagem e do Som exibirá mostras individuais dos quatro artistas entre 4 de maio e 24 de junho, em São Paulo.

“André Kertész – uma vida em dobro”, organizada pelo museu parisiense Jeu de Paume, é uma retrospectiva da vida do húngaro entre 1920 e 1980. As 189 imagens feitas durante esse período revelam, em meio ao itinerário percorrido por Kertész, a Budapeste do início do século 20, a Paris artística dos anos 1920 e a produção vanguardista da Nova York pós-guerra nos anos 1930.

Nascido do outro lado do Atlântico, o americano Andy Warhol registrou os 300 retratos da mostra “Andy Warhol Superfície Polaroides” (1969-1986), dos quais 200 são inéditos no Brasil. Como diz o nome, as fotos de amigos, objetos, detalhes de interiores e pessoas famosas foram feitas com máquina Polaroid. Mick Jagger, Jane Fonda, Arnold Schwarzenegger, Joseph Beuys, John Lennon, Francis Bacon, Truman Capote, Keith Haring, William Burroughs e o travesti Divine ilustram traços da estética pop e da cultura da superficialidade que constituíram e foram constituídas pela a produção de Warhol. A mostra é a única no país a celebrar os 25 anos da morte do artista, em 1987.

Com uma proposta diferente da de Warhol, a exposição “Claudio Edinger – de Bom Jesus a Milagres” explora, em 40 fotos, a região brasileira que vai de Bom Jesus da Lapa a Milagres, no sertão da Bahia.

Aprofundando o universo fotográfico, cinema e fotografia se unem na mostra “Ozualdo Candeias – Rua do Triumpho”, que tem videoinstalações com fotos do acervo pessoal do cineasta. Expõe também imagens que revelam, por meio de diretores, atores, equipes técnicas, passantes e figuras marginais que conviviam na Rua do Triumpho, o cotidiano do cinema paulista na chamada Boca do Lixo dos 1960 a 1980.

Nova fotografia e workshops

Além das exibições dos quatro artistas, o Espaço Nicho, no piso térreo do museu, abriga desde o início de 2012 o projeto “Nova Fotografia”, em que jovens artistas podem fazer suas exposições de fotografia. Durante o mês de maio, fica exposta no espaço a série Timeless, de Marcelo Tinoco, que usa recursos tecnológicos nas imagens para dar sentido atemporal a pessoas e lugares retratados atualmente.

Os interessados em refletir o pensamento na fotografia podem participar do “1º Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia – por que pensamos a fotografia?”, em parceria com o Estúdio Madalena. Durante três dias, pensadores nacionais e internacionais discutem a visão crítica e a reflexão sobre a fotografia brasileira em mesas de discussão, workshops, além de apresentações de textos inscritos por meio de convocatória.

Para completar a programação, o projeto “Acervo Vivo – câmeras fotográficas de dois séculos” apresenta 30 câmeras da coleção do MIS que traçam um panorama de desenvolvimento técnico.

Maio Fotografia no MIS

Quando: 4 de maio a 24 de junho, de terça a sexta-feira, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

Onde: Espaço Nicho, Espaço Redondo, Espaço Expositivo Térreo, Espaço Expositivo 2º andar, Auditório MIS (173 lugares) – Av. Europa, 158 (Jardim Europa), São Paulo – SP

Quanto: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia), à venda na recepção do MIS ou pelo site www.ingressorapido.com.br

Mais informações: 11/ 2117 4777, www.mis-sp.org.br

LEIA MAIS:

SP-Arte reúne mais de cem galerias na Bienal do Ibirapuera

Brasileiro se destaca em concurso internacional de fotografia

Novo Guia de Fotografia National Geographic é lançado em todo Brasil

Livro National Geographic Mestres da Fotografia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s