Masp recebe exposição de Modigliani em São Paulo

Panorama da vida do artista em 37 obras originais fica em cartaz na capital até 15 de julho

A mostra de Modigliani, em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) até 15 de julho, traz muito mais que pinturas. Desenhos, esculturas, manuscritos e obras de amigos (como Picasso) traçam um panorama da vida do artista na Paris do início do século 20.

Modigliani: Imagens de uma Vida” traz a São Paulo 37 obras originais e inclui uma do acervo do museu paulistano, a Madame G. van Muyden. Entre os objetos expostos estão diários, fotos e manuscritos de Amadeo Modigliani, que ajudam a compor a intimidade do pintor italiano.

A trajetória do artista começa em seus estudos na Itália e explora aprendizados, relacionamento com professores e experiências importantes. Tem apogeu na Paris modernista, quando, em meio a manifestações artísticas, influências e confrontos criativos com os amigos, Modigliani contestou a arte estabelecida e ajudou a dar novo rumo às gerações de artistas formados em meio à efervescência cultural do início do século 20.

Morto em 1920, aos 35 anos, conviveu com os principais nomes da arte parisiense de sua época. Esse relacionamento é visível no diário da mãe do pintor, em cartas trocadas com amigos como Pablo Picasso, André Derain, Max Jacob e Léonard Foujita e nas fotos de seu ateliê, de suas modelos e dos lugares onde viveu.

Além disso, 22 obras produzidas pela mulher e por amigos dele contribuem para contextualizar a vida do artista na capital francesa. Entre elas estão uma gravura de Picasso, outra de Foujita, pinturas feitas a quatro mãos com Moïse Kisling, além de peças de Marevna e Jacob.

A exposição faz parte do Momento Itália-Brasil e chega ao País pela parceria entre o MCA (Museu a Céu Aberto) e o Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma. Já passou por Vitória e Rio de Janeiro e, após exibição em São Paulo, segue para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Serviço educativo

Assim como nas demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo Masp, “Modigliani: Imagens de uma Vida” tem um programa educativo para atender visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações pelo telefone (11) 3251-5644, ramal 2112.

Modigliani: Imagens de uma Vida

Quando: até 15 de julho; terças a domingos e feriados, das 11h às 18h; às quintas das 11h às 20h (a bilheteria fecha meia hora antes)

Onde: Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Av. Paulista, 1578

Quanto: R$ 7 (meia) e R$ 15. Grátis para crianças até 10 anos e acima de 60

Mais informações: 11/3251.5644, www.masp.art.br

LEIA MAIS:

Eventos  shows, festas e exposições

17 eventos culturais que agitarão Nova York no verão – Entre junho e agosto

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s