Luzes da Paz reverencia vítimas do ataque nuclear ao Japão em SP

Evento no Ibirapuera presta homenagem a Hiroshima e Nagasaki, bombardeadas em 1945

O episódio de 6 de agosto de 1945 sempre estará presente na memória mundial. Há 67 anos, em meio à Segunda Guerra, o governo dos Estados Unidos mandava detonar a bomba atômica sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de mais de 200 mil pessoas. Em memória a um dos acontecimentos mais tristes da história da humanidade, a segunda edição do evento Luzes da Paz – Tooro Nagashi terá lugar domingo (5), às 20h15, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Data e horário do evento, gratuito, decorrem do fato de que o bombardeio a Hiroshima ocorreu às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945. Portanto, por conta do fuso horário, no Brasil o lamentável episódio é recordado às 20h15 do dia 5 de agosto. Neste momento, será sincronizado aqui e no Japão o silêncio em reverência às vítimas do atentado. O ataque a Nagasaki foi deflagrado três dias depois.

Os telões da Fonte Multimídia do Ibirapuera vão projetar uma solenidade budista em memória da cidade de Hiroshima. Em seguida, os tradicionais tambores japoneses, conduzidos pelo grupo de taikô, romperão respeitosamente o silêncio.

Será o momento de dar início ao ritual do tooro nagashi, em que lanternas feitas de bambu e folhas de seda serão soltas no lago. Segundo os costumes tradicionais japoneses, as lanternas servem para iluminar e guiar os espíritos em sua jornada a um novo plano de existência.

Lanternas tradicionais japonesas, no evento Luzes da Paz - Tooro Nagashi Lanternas tradicionais japonesas, no evento Luzes da Paz – Tooro Nagashi

Lanternas tradicionais japonesas, no evento Luzes da Paz – Tooro Nagashi (/)

Lanternas tradicionais japonesas no evento Luzes da Paz – Tooro Nagashi, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo – Foto: Divulgação

Às 21 horas, mais imagens serão projetadas na cortina d’água do lago do Ibirapuera, ao som de um repertório musical especialmente selecionado para a ocasião, com canções de John Lennon (Give Peace a Chance e Imagine) e do Secos & Molhados (Rosa de Hiroshima), entre outros.

Paralelamente, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social promove até amanhã (4) uma exposição fotográfica e exibição de documentários intitulada 1945 – O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki. O evento também é aberto ao público, das 9 às 17 horas.

 

Luzes da Paz – Tooro Nagashi

Onde: Parque do Ibirapuera.

Quando: dia 5 de agosto, a partir das19 horas.

Quanto: grátis.

 

Exibição fotográfica e de documentários 1945 – O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki

Onde: Salão Nobre do Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Rua São Joaquim, 381, 2.º andar, Liberdade).

Quando: até dia 4 de agosto, das 9 às 17 horas.

Quanto: grátis.

Leia mais:

86ª Festa da Achiropita começa neste sábado (4) em São Paulo

Ilhabela realiza 16º Festival do Camarão em setembro

Festival Nacional da Canção agita seis cidades mineiras

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s