Índia! traz um panorama completo da cultura milenar do país

Exposição gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, começa nesta terça-feira (14)

A milenar cultura indiana é o tema da exposição Índia!, que o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a partir de terça-feira, 14 de fevereiro. Depois da temporada no Rio de Janeiro, que recebeu mais de 600 mil visitantes, a mostra chega a São Paulo. Um retrospecto da rica história do país pode ser visto em mais de 350 peças, entre objetos de arte, fotografias, pinturas e esculturas, datadas de 200 a.C. a 2011.

Logo na entrada, o público se depara com um yantra (altar) com a imagem de Ganesh, o deus com cabeça de elefante que é a divindade hinduísta mais venerada, e com um tuk-tuk, o triciclo motorizado usado como táxi. Figurinos utilizados pelos personagens da novela Caminho das Índias também estão expostos.

A tradição de narração de histórias está presente no primeiro andar do prédio, com marionetes, fantoches e bonecos de sombras. É possível conferir ainda o artesanato, com peças em mármore e pedras semipreciosas, além de pinturas sobre tecidos.

Já o segundo andar é reservado para as principais religiões do país – hinduísmo, islamismo, cristianismo e budismo – com máscaras, esculturas, pinturas e objetos. Destaque para “Busto de figura feminina, aparentemente deusa-mãe”, a peça mais antiga do acervo com mais de 2.200 anos.

E, no terceiro andar, a mostra traz um panorama atual do país, um fervilhante caldeirão cultural que reúne 1,2 bilhão de habitantes, 200 etnias, seis religiões, dois idiomas oficiais e cerca de 400 línguas e dialetos. Na exposição fotográfica, o público poderá conferir roupas, objetos, músicas e danças.

Índia!

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Telefone: (11) 3113-3651

Data: 14 de fevereiro a 29 de abril

Horário: terça a domingo das 9h às 21h

Entrada: gratuita

Leia mais:

Destino – Índia

 

Leia mais:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s