Greve dos aeroviários em São Paulo atrasa metade dos voos no Aeroporto de Congonhas

Paralisação em todos os aeroportos brasileiros será decidida nesta quinta-feira

Os aeroviários da cidade de São Paulo entraram em greve na madrugada desta quinta-feira, 22, e realizam protestos no Aeroporto de Congonhas. Por causa da paralisação, os voos que utilizam o aeroporto registram atrasos e cancelamentos.

Cerca de 50 funcionários da TAM cruzaram os braços. A companhia informa que os passageiros podem ligar para a Central de Atendimento (4002-5700, capitais, ou 0800 5705700, para as demais cidades) para obter informações sobre seu voo. Como um efeito dominó, voos de outros aeroportos também foram prejudicados por atrasos.

Os aeronautas (funcionários de empresas aéreas que trabalham embarcados) e aeroviários (que trabalham em terra) reivindicam aumento salarial. De início, os trabalhadores pediam reajuste de 13%, mas as empresas ofereceram 3%. Na audiência com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), na segunda-feira, os trabalhadores reduziram o aumento para 7% e as empresas aumentaram para 6,17%, que corresponde à variação da inflação.

Como não entraram em um acordo, no decorrer desta quinta-feira, os sindicatos do setor aéreo participarão de reuniões com os juízes do TST e com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Caso não haja acordo, a greve terá início às 23 horas de hoje, 22 de dezembro.

O presidente do TST, João Oreste Dalazen, determinou ontem que, pelo menos, 80% dos aeronautas e aeroviários trabalhem nas vésperas do Natal e do Ano Novo.

Leia mais:

Saiba seus direitos no atraso e cancelamento de voos

Leia mais:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s