Continua após publicidade

Fasano é o melhor hotel do Prêmio VT 2012/2013

Confira os campeões das categorias de hospedagem do Prêmio Viagem e Turismo

Por Kátia Arima
Atualizado em 16 dez 2016, 09h18 - Publicado em 25 out 2012, 23h32

Qualidade no serviço, conforto, boa infraestrutura, ambiente agradável. Estes são apenas alguns dos fatores que importam em uma pousada ou hotel. O Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo valoriza aqueles estabelecimentos que conseguem garantir tudo isso e algo a mais.

São sete categorias relacionadas à hospedagem: Melhor resort de campo, Melhor resort de praia, Melhor Hotel, Melhor hotel-fazenda, Melhor pousada de praia, Melhor pousada de campo e Melhor rede de hotéis. Os vencedores de cada categoria receberam o prêmio em cerimônia realizada na noite de hoje (25) no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, o Fasano, em São Paulo, é campeão do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo, na categoria Melhor Hotel. No coração dos Jardins, um ícone de elegância, alta gastronomia e serviço impecável. O hotel é também um dos grandes acertos da trajetória do grupo, iniciada em 1902, quando o imigrante italiano Vittorio Fasano chegou à capital e abriu a Brasserie Paulista.

Na categoria Melhor hotel, destaque para o hotel Serrano, em Gramado (RS) que conseguiu notas altas nos quesitos Preocupação com o Meio Ambiente, Preço e Infraestrutura de Lazer. Também na categoria Melhor Hotel, o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi destaque aspiracional, isto é, os leitores nunca visitaram, mas gostariam de se hospedar lá.

Na categoria Melhor hotel-fazenda, o vencedor foi o Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté (SP). A história do melhor hotel fazenda do Brasil está ligada a uma grande figura do cinema brasileiro, o ator, diretor e produtor Amácio Mazzaropi. Nos anos 1970, ele elegeu um terreno na cidade de Taubaté como sede de seu estúdio, e construiu ao redor uma estrutura de hospedagem completa para artistas e técnicos. Hoje, hotel-fazenda mantém vivas as lembranças do simpático comediante, em uma lista de atividades temáticas e opções de lazer que cativam a criançada.

Continua após a publicidade

Na pequena São Francisco de Paula (RS) está a Pousada do Engenho, bicampeã da categoria Melhor pousada de Campo do Prêmio VT. O romântico refúgio está no meio de muito verde. Tem 14 cabanas, muito capricho nos detalhes e total privacidade.

A campeã da categoria Melhor pousada de praia é a Pousada do Toque, responsável por colocar o vilarejo de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, no mapa das viagens de charme do Brasil. Sua fama vem também da saborosa cozinha com frutos do mar frescos e da localização superexclusiva, em uma praia perfeita e semideserta. A pousada tem 17 chalés, alguns com ofurô e piscina privativa. Ainda na categoria Pousada de Praia, a Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha (PE), foi destaque aspiracional.

O Plaza Caldas da Imperatriz, vencedor da categoria Melhor resort de campo, fica no município de Santo Amaro da Imperatriz, a 20 minutos de carro da ilha de Florianópolis (SC). Indicado para quem quer relaxar, tem piscinas termais, algumas cobertas e outras ao ar livre. Há também ofurôs, hidromassagem, spa com restaurante próprio e salas para massagens terapêuticas. Também na categoria Melhor Resort de Campo, foi Top of Mind o Rio Quente Resorts, em Caldas Novas (GO).

O Costão do Santinho, em Florianópolis (SC) é recordista da categoria Melhor resort de praia: é campeão pela sétima vez. O resort mais completo do sul do país segue investindo em sua megaestrutura. A área de lazer tem dez piscinas e muitas atividades. Seu SPA é referência entre os resorts do país, e sua política de reaproveitamento da água e tratamento de resíduos mostra que práticas sustentáveis combinam também com superestruturas.

Ainda na categoria Melhor resort de praia, destaque para o Iberostar da Praia do Forte, na Bahia, que conseguiu uma boa pontuação em quesitos importantes como Quartos, Atividades e Infraestrutura de Lazer e Arquitetura e Design. A ampla área de lazer do resort parece uma extensão da praia, repleta de coqueiros.

Continua após a publicidade

Todo ano, a Viagem e Turismo, maior publicação do setor de viagens do Brasil, premia os melhores do turismo nacional e internacional de acordo com os votos dos leitores. Com metodologia desenvolvida pelo Ibope Inteligência, a eleição dos melhores da VT tem duas etapas. Na primeira, a votação foi aberta. No segundo turno, são finalistas os destinos e estabelecimentos que tiveram mais menções entre os leitores. Quem define os vencedores de cada categoria é o público, que participa de uma segunda votação.

Leia mais:

48 horas em São Paulo

Onde ficar

Continua após a publicidade
Publicidade