Exposição de Jorge Amado chega a Salvador

Até 14 de outubro, objetos que fizeram parte da vida do escritor baiano ficam expostos no Museu de Arte Moderna da Bahia

Após ser vista por mais de 130 mil pessoas no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a mostra Jorge Amado e Universal abre para o público nesta sexta-feira (10) no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. Até 14 de outubro, os visitantes podem ver objetos nunca antes mostrados ao público, que fizeram parte da vida do escritor baiano.

Eles servem para instigar as pessoas a ler as obras e a pesquisar sobre o autor depois da exibição, em vez de esgotar a biografia e a criação ficcional de Amado, segundo a organização da mostra. Para isso, o espaço foi dividido em cinco pilares: personagens, política, religião, sensualidade e Bahia.

Gabriela e Nacib (Gabriela Cravo e Canela, 1958), Dona Flor (Dona Flor e seus Dois Maridos, 1966) e os capitães da areia (Capitães da Areia, 1937) são alguns dos mais de mil personagens escolhidos para representar as obras de Amado. E no espaço figuram ilustrações das obras, datiloscritos com correções feitas à mão pelo escritor e curiosidades como os produtos e restaurantes que levam o nome dos personagens.

Outros espaços exploram a visão política de Jorge Amado, comunista que foi eleito Deputado Federal por São Paulo, e a miscigenação e o sincretismo religioso característico do Brasil. Malandragem e sensualidade não faltam nas obras e nem na exposição, além da Bahia, terra natal do escritor, que foi reinventada por ele nos escritos.

A esposa Zélia Gattai e a filha Paloma Amado também preenchem as lacunas sobre a vida dele, contam em áudios e vídeos sobre o processo criativo, como, por exemplo, que o autor pretendia que Dona Flor fosse embora com Vadinho, mas ela preferiu ficar com os dois maridos aqui na Terra.

Jorge Amado e Universal

Quando: 10 de agosto a 14 de outubro; terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) — Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, Salvador, Bahia

Quanto: grátis

Mais informações: (71) 3117-6139

Leia mais:

Exposição ‘Vida Marinha’ revela a beleza dos oceanos

Monet, Van Gogh, Manet e Renoir vêm a SP e Rio

Masp recebe exposição de Modigliani em São Paulo

Nelson Rodrigues é retratado por meio das próprias palavras em SP

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s