Estas cidades em cima de penhascos vão te dar vertigem

Uma lista de belíssimas cidades históricas construídas em cima de penhascos como medida de segurança - afinal, era mais fácil evitar inimigos lá do alto

1. Bonifacio, França

Bonifacio termina abruptamente no mar Mediterrâneo (Freeartist/iStock)

Com menos de três mil habitantes, Bonifacio fica no extremo sul de Córsega, de frente para Sardenha (Itália). Uma parte da cidade foi construída em cima de falésias, com casas no estilo medieval.  As ruelas são tomadas por cafés, restaurantes e lojinhas, divididas em dois centrinhos: um na parte alta e outro beirando a marina.

Veja também

2. Rocamandour, França

Rocamadour fica dourada ao pôr do sol (MartinM303/iStock)

A pequena aldeia construída na parte rochosa de um desfiladeiro é um importante ponto de peregrinação na França. Pessoas do mundo todo vão até a aldeia para homenagear Santo Amador (um eremita que viveu no local, segundo a lenda) e rezar para a Virgem Maria.

3. Santorini, Grécia

O pôr do sol em Oia é um dos mais famosos do planeta (KavalenkavaVolha/iStock)

No centro de uma das ilhas mais conhecidas da Grécia está uma cratera criada por uma série de erupções vulcânicas ocorridas em 1650 a.C. No cume do penhasco, com mais de 400 metros de altura, que beira a cratera, foram erguidas as famosas casinhas brancas organizadas entre ruazinhas estreitas. A paisagem que combina a arquitetura da cidade e a natureza são de tirar o fôlego, especialmente no fim do dia.

Veja também

4. Meteora, Grécia

Meteora está na lista dos Patrimônio Mundiais da Unesco (Ihor_Tailwind/iStock)

A área foi inicialmente povoada por monges que moravam em cavernas dentro das rochas de Meteora, durante o século 13. Durante a ocupação turca na região, os monges passaram a construir os mosteiros no topo das falésias. Os seis principais mosteiros são interligados por estradas asfaltadas e acessíveis pela rocha. Grande Meteoro é o maior deles.

5. Ronda, Espanha

A ponte de arcos é o cartão-postal de Ronda (Gargolas/iStock)

A cidade na província de Málaga foi erguida sobre um maciço rochoso, com casas bem próximas a um penhasco à beira do rio Tejo. Uma ponte com 98 metros de altura liga as duas áreas da cidade, El Mercado e La Ciudad.

6. Cuenca, Espanha

Cuenca foi construída durante o domínio otomano na Espanha (OlafSpeier/iStock)

Localizada no alto dos cânions dos rios Júcar e Huécar, a cidade é marcada por suas casas suspensas, construídas durante o domínio muçulmano na região.  Além das casas, a Catedral e as ruas de paralelepípedos conquistam qualquer viajante que visita a cidade, que é um Patrimônio da Humanidade da Unesco.

7. Castellfollit de la Roca, Espanha

Castellfollit de la Roca é minúscula e muito antiga (aluxum/iStock)

A cidade tem aproximadamente mil habitantes e foi construída em uma área de menos de um quilômetro quadrado. O penhasco de basalto onde fica a cidade tem mais de 50 metros de altura e quase um quilômetro de extensão. A visão da igreja e das casas altas na borda do precipício é uma das imagens mais fotografadas da Catalunha. A pequena cidade é formada por praças, ruas escuras e estreitas e as casas são feitas de rocha vulcânica.

8. Escarpa de Bandiagara, Mali

Esta antiga cidade do Mali foi construída à beira do penhasco e suas cores camuflam-se com a da rocha (trevkitt/iStock)

As falésias de Bandiagara abrigam mais de 200 aldeias do povo Dogon, que construíram suas casas encravadas nos penhascos para se proteger de ataques inimigos desde o século 15. A região tem uma arquitetura única, com cabanas de telhados planos de palha e cemitérios construídos no alto dos penhascos.

Veja também

9. Al-Hajjarah, Iêmen

Não é só o café do Iêmen que pode atrair turistas para o país (huseyintuncer/iStock)

A pequena aldeia do século 12 é formada de casas de pedra imponentes construídas sobre um precipício. Muitos dos edifícios tem mais de 400 anos de idade.

Veja também

10. Manarola, Itália

Manarola é uma das vilas da romântica região de Cinque Terre (gehringj/iStock)

Construída sobre uma rocha de 70 metros de altura, a cidade é uma das mais românticas do Cinque Terre – conjunto de quatro cidades turísticas à beira do mar da Ligúria. O lugar é conectado a cidade de Riomaggiore pela famosa Via dell’Amore, uma trilha esculpida nas rochas beirando o mar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Conheço Manarola e Ronda, mas na lista deveria estar a Cidade de Marvão em Portugal. É uma linda e pequena cidade no alto de uma montanha. Monteriggioni, na Toscana também é muito interessante, a cidade impressionou Dante, servindo de inspiração para um dos seus infernos.

    Curtir