Círio de Nazaré em Belém: tradicional procissão acontece em outubro

Cerca de 2 milhões de fiéis homenageiam Nossa Senhora de Nazaré no dia 14

Fé e emoção embalam a procissão do Círio de Nazaré no dia 14 de outubro, em Belém do Pará, considerada uma das maiores celebrações católicas do mundo.

O evento, registrado em 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), reúne cerca de dois milhões de fiéis todos os anos, que percorrem as ruas da cidade para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Neste ano será realizada uma missa em frente à Catedral Metropolitana de Belém, às 5h30 e, após o término, o cortejo parte em direção à Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da santa é exposta por 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

Durante o trajeto de 3,6 quilômetros, que já levou nove horas para ser percorrido, romeiros carregam a santa em uma berlinda esculpida em cedro vermelho, enfeitam as casas, fazem manifestações de devoção e outras peregrinações. Outro símbolo da festa religiosa é uma corda com 400 metros de comprimento, onde pessoas enfileiradas se espremem para puxá-la e dar ritmo a procissão. O objeto foi usado pela primeira vez, em 1885, quando a berlinda em que é transportada Nossa Senhora de Nazaré ficou atolada devido a uma forte chuva. 

Círio de Nazaré

Quando: 14 de outubro, a partir das 5h30

Onde: a procissão sai da Catedral Metropolitana de Belém (PA)

Mais informações:  www.ciriodenazare.com.br

 

Leia mais:

48 Horas em Belém do Pará

Trip tem passagens promocionais para o Círio de Nazaré

Feriado de 12 de outubro

Feriados 2013

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s