Brasil formaliza acordo para o fim do visto em viagens para a Europa

A isenção será válida para passaportes comuns, em viagens de até três meses de duração

Os brasileiros que pretendem fazer viagens curtas para a Europa já podem comemorar, pois foi anunciado na edição de ontem (8) do Diário Oficial da União um acordo entre a União Europeia e o Brasil para a isenção de visto em ambas as partes.

O decreto, assinado pela Presidente Dilma Roussef, inclui 25 dos 27 países do bloco, excluindo apenas o Reino Unido e a Irlanda, que mesmo não assinando o documento também permitem a entrada de brasileiros sem a necessidade da autorização. Além das nações que já haviam feito pactos informais com o Brasil, foram incluídos no acordo Letônia, Malta, Chipre e Estônia

De acordo com o documento, a isenção é válida para passaportes comuns, em viagens até três meses de duração. Mesmo assim, o decreto ainda permite que este período seja prorrogado, desde que negociado com as autoridades de cada país. O benefício vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos – exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação.

O documento diz ainda que o acordo “não afeta” os já negociados bilateralmente entre o Brasil e um  integrante da União Europeia. Os governos podem suspender a vigência do texto se considerarem necessário. Uma comissão técnica formada por brasileiros e europeus será criada para acompanhar o assunto.

Leia mais:

Escandinávia e países nórdicos: um mundo de gelo e cores

Brasil vai enviar 2 mil professores de ensino técnico para capacitação na Alemanha

Seleção Brasileira: ingressos para amistosos na Europa à venda

Entrada de turistas espanhóis no Brasil tem novas regras

Visto de turismo eletrônico para a Austrália começa nesta quarta-feira, 15

Visto para a Europa

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s