Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo no Brasil no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2012/2013
Com rios cristalinos, belas cachoeiras, boa infraestrutura e uma política consistente de preservação do meio ambiente, Bonito é referência no turismo sustentável
Por Fábio Paschoal
access_time
16 Dec 2016, 08h21 - Publicado em 25 Oct 2012, 23h25
-
1. Rio da Prata em Bonito, Mato Grosso do Sul
zoom_out_map
1/10 O Rio da Prata, em Bonito (MS) – cidade vencedora na categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil do Prêmio VT 2012/2013 – não tem vegetação abundante, por isso tem as águas mais cristalisnas entre todos os rios da região (Marcelo Krause/Reprodução)
-
2. O Buraco das Araras é mais uma atração de Bonito, onde o turista pode observar as aves saindo de seus ninhos
zoom_out_map
2/10 Araras vermelhas pintam os céus em revoadas no Buraco das Araras, em Bonito (MS), cidade vencedora do Prêmio VT 2012/2013 pela 12 º vez consecutiva na categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil (LUCIANO CANDISANI/Reprodução)
-
3. Gruta do Lago Azul, Bonito (MS)
zoom_out_map
3/10 A Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS) – cidade ganhadora na categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio VT 2012/2013 – tem um lago de águas cristalinas que muda de cor de acordo com a incidência dos raios sol. (Ichiro Guerra)
-
4. Abismo das Anhumas, Bonito (MS)
zoom_out_map
4/10 Mergulho no lago do Abismo Anhumas, em Bonito (MS), cidade eleita como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio VT 2012/2013 (Fabiano Lucas)
-
5. Boca da Onça, Bonito (Mato Grosso do Sul)
zoom_out_map
5/10 Com 157 metros, a Boca da Onça, em Bonito – cidade ganhadora na categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio VT 2012/2013 – é a cachoeira mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. O acesso é feito por uma trilha de 4 quilômetros que passa por 10 cachoeiras (apenas 3 são boas para banho) (Arquivo Fundação de Turismo)
-
6. Flutuação no Rio Sucuri, Bonito, Mato Grosso do Sul
zoom_out_map
6/10 Piraputangas, pintados, dourados e pacus parecem flutuar a sua volta durante o passeio pelo Rio Sucuri, em Bonito (MS), cidade campeã pela 12º vez consecutiva da categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil do Prêmio VT 2012/2013 (Leo Feltran)
-
7. Passeio de Bote no Rio Formoso, Bonito (MS)
zoom_out_map
7/10 Bonito (MS), o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil do Prêmio VT 2012/2013, não vive só de águas cristalinas. O Passeio de bote no Rio Formoso desce três cachoeiras e duas corredeiras por cerca de 1h30, com parada para banho (Fundação de Turismo MS/Reprodução)
-
8. O Abismo das Anhumas é a atração mais impressionante de Bonito. Após descer 72 metros de altura de rapel, o visitante se depara com um espelho dágua cristalino
zoom_out_map
8/10 O Abismo Anhumas é a atração mais impressionante de Bonito (MS), cidade ganhadora na categoria Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil do Prêmio VT 2012/2013. Após descer 72 metros de altura de rapel, o visitante se depara com um espelho dágua cristalino (Valdemir Cunha/Reprodução)
-
9. Turistas praticando boia-cross, Bonito, Mato Grosso do Sul
zoom_out_map
9/10 Turistas praticando boia-cross, Bonito (MS). A cidade foi considerada o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio VT 2012/2013 (Rico/Reprodução)
-
10. Lagoa Misteriosa, Bonito (MS)
zoom_out_map
10/10 Lagoa Misteriosa, em Bonito (MS), cidade eleita pela 12º vez consecutiva como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio VT 2012/2013 (Marcelo Krause)
Pela 12º vez consecutiva Bonito é o vencedor na categoria Melhor destino de ecoturismo do Prêmio VT 2012/2013. Desde a primeira edição, em 2001, a cidade mantém o título e segue invicta até hoje. Chapada Diamantina, Brotas, Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu foram finalistas do prêmio, mas não conseguiram tirar a hegemonia do campeão escolhido pelos leitores de VIAGEM E TURISMO.
O trunfo de Bonito é aliar ecoturismo e preservação ambiental. Os rios cristalinos são tão transparentes que os peixes, que dão cor ao espetáculo, parecem flutuar ao seu lado. Cachoeiras para banho relaxante, grutas com lagos azul-turquesa, corredeiras para rafting e um mergulho em uma caverna submersa após uma descida de rapel podem ser explorados com segurança e sem gerar problemas para o ecossistema, já que uma quantidade limitada de pessoas pode visitar cada atração, garantindo a preservação do local.
Nesta mesma categoria, destaque para Foz do Iguaçu (PR), no quesito infraestrutura. Fernando de Noronha foi destaque aspiracional, isto é, foi indicado pelos leitores como um destino que eles ainda não conhecem, mas desejam conhecer.
A cerimônia do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor anunciou seus vencedores nesta quinta-feira (25), no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
Todo ano, a VIAGEM E TURISMO, maior publicação do setor de viagens do Brasil, premia os melhores do turismo nacional e internacional de acordo com os votos dos leitores. Com metodologia desenvolvida pelo Ibope Inteligência, a eleição dos melhores da VT tem duas etapas. Na primeira, a votação foi aberta. No segundo turno, são finalistas os destinos e estabelecimentos que tiveram mais menções entre os leitores. Quem define os vencedores de cada categoria é o público, que participa de uma segunda votação.
Leia mais:
Os 100 lugares mais lindos do mundo
É Bonito, é Bonito e é Bonito