Atibaia recebe o festival Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas

O evento gratuito, de 9 a 13 de janeiro, reúne gastronomia e a diversidade cultural de 90 municípios do estado de São Paulo

A cidade de Atibaia, a 67 quilômetros da capital paulista, recebe a 6ª edição do Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas, de 9 a 13 de janeiro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, com entrada gratuita.

O evento apresentará a diversidade cultural de cerca de 90 municípios através de 49 espaços de culinária, 58 de artesanato, além dos cortejos, da corrida de cavalhada e outras manifestações artísticas promovidas por 100 grupos.

O início de festival, no dia 9, é mercado pela chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao parque, às 18h, após peregrinar nas cidades de Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões. Na ocasião haverá duas orquestras, quatro catiras, duplas de violas e música de raiz sertaneja.

No espaço Rancho Tropeiro, as cidades de Guararema, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trazem pratos típicos da culinária tropeira, como galinhada, tutu de feijão, mandioca frita, arroz tropeiro, bolos de milho e fubá, curau, doces de abóbora e café torrado na hora no fogão à lenha.

Enquanto isso, na área Arranchamento Étnico, que é novidade da edição, o público terá a oportunidade de conhecer os costumes de tribos indígenas e famílias ciganas.

Outro destaque é no sábado (12), quando haverá cortejo de bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia, danças cigana, italiana, russa, portuguesa e indiana, além da apresentação dos palhaços e reis das Folias de Reis oriundos de Araras, Arujá, Cajamar, Jundiaí, Joanópolis, Piracaia e Várzea Paulista.

Para encerrar o festival no domingo (13), as ruas da cidade recebem cortejos de grupos de Congo e Moçambique, de Minas Gerais e São Paulo, e carros de bois de Bom Jesus dos Perdões. No mesmo dia, a imagem de Nossa Senhora Aparecida retorna ao Santuário Nacional na cidade de Aparecida.

Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas

Quando: de 9 a 13 de janeiro, das 9 às 21h

Onde: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Avenida Horácio Neto, 1030, Atibaia (SP)

Quanto: grátis

Mais informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Leia mais:

Feriados 2013

Hotéis para você e seu pet em São Paulo

Uns weekends pra você

Escapadas radicais

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s