5 oportunidades para viajar barato pelo mundo

Arthur e Pauline Frommer dão dicas de turismo vivencial durante evento em Nova York

No final de semana de 2 a 4 de março, a cidade de Nova York sediou a maior feira de turismo da região, a New York Times Travel Show. A 9ª edição do evento trouxe personalidades como Patricia Schulz (1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer), Seth Kugel, o Viajante Frugal do New York Times, e os fundadores dos guias Frommer’s, Arthur e sua filha Pauline, que deram dicas preciosas para viajar, gastar pouco e ainda trazer na mala experiências inesquecíveis. Abaixo listamos cinco programas para fazer trabalho voluntário, conhecer cidades como um morador e trabalhar em troca de hospedagem.

1. Programas e refeições “por conta da casa” na Islândia

O projeto Inspired by Iceland é a maior campanha já lançada pelo país para atrair visitantes. Logo na página inicial do site, é possível ver uma lista de atividades grátis, como restaurantes e pessoas que oferecerem refeições de cortesia, treinos de rúgbi com o time local e até contação de histórias de autores islandeses num hotel, apresentadas em inglês. Em junho, julho e agosto deste ano, uma agência de tours de barco oferece viagens grátis para duas pessoas para ver focas e quem sabe até baleias. O programa incentiva que os visitantes deixem sua mensagem e contem sua história no site.

Islândia Islândia

Islândia (/)

A Islândia é um destino pouco explorado pelos brasileiros, repleto de vulcões e termas. Foto: Thinkstock

2. Ensine inglês na Espanha

Se estiver com o inglês afiado, uma opção é inscrever-se num programa de 6 dias em uma pequena vila em Salamanca, na Espanha, apelidada de Vaughantown, para falar inglês com espanhóis que estão interessados em aprender ou praticar o idioma. Os voluntários têm hospedagem gratuita no hotel, com refeições incluídas, além de uma rica experiência cultural.

3. Redes de cicerones (Global Greeter Network)

Fundado em 1992 em Nova York, o conceito das redes de voluntários que mostram a cidade em que vivem para turistas estrangeiros tornou-se um sucesso no mundo todo. De Buenos Aires à Bélgica, cicerones de várias nacionalidades se dispõem a conduzir passeios e apresentar a cidade para os recém-chegados. Todos os programas são gratuitos e podem ser feitos em grupo ou individualmente.

4. Viaje para trabalhar, trabalhe para conhecer

O programa Workaway é uma forma de viajar, gastar pouco e ter experiências diferentes, trocando algumas horas de trabalho por hospedagem e alimentação. Há vagas para trabalhar em albergues em belas praias da Croácia e da África do Sul e também como baby-sitter em vários países da Europa e América do Norte. No site, é possível fazer uma busca por destino e por tipo de trabalho que você quer realizar. Para ver o perfil completo das vagas e obter os contatos dos “anunciantes” é preciso pagar uma taxa de R$ 50 que permite acesso por dois anos.

Jamaica? Jamaica?

Jamaica? (/)

Viajar barato é uma forma de se aproximar dos locais e conhecer melhor seus costumes. Crédito: Thinkstock

5. Na Jamaica, faça um tour com locais

O programa gratuito Meet the People existe no país há mais de duas décadas e é organizado pelo Jamaica Tourist Board. Essa é uma forma de turistas conhecerem melhor a cultura do país na companhia de jamaicanos que tem interesses parecidos. Para participar é preciso fazer um cadastro no site e aguardar o contato do órgão de turismo local.

LEIA MAIS:

Guia Viajar Bem e Barato – Guia Quatro Rodas – dicas bacanas e espertas para se divertir sem gastar muito

Manual do Viajante – viajeaqui – como achar promoções de passagens aéreas

Voar é para os safos – Viagem e Turismo – evitando o stress em voos para o exterior

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s