Cirio de Nazaré

Círio de Nazaré (Belém)

Quando: De 4 a 24 de outubro de 2011

Horários: No sábado (8), às 12h30, acontece a descida da imagem na Basílica do Santuário de Nazaré. Às 18h30 começa a Trasladação. Domingo (9), às 5h, missa do Círio, seguida de procissão

Mais informações: www.ciriodenazare.com.br

O segundo fim de semana de outubro – dias 8 e 9 do mês, em 2011 – é um período emblemático de fé e sacrifício para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Nesses dois dias, a procissão do Círio de Nazaré, maior festa religiosa do Brasil, arrasta todo ano um contingente de 2 milhões de pessoas pelas ruas e rios de Belém (PA). Na manhã do sábado, um cortejo fluvial transporta a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do distrito de Icoaraci (a 25 quilômetros) até o Porto das Docas. De lá a imagem segue escoltada por uma moto-romaria até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Governador Magalhães Barata. À noite, os romeiros fazem a chamada Trasladação, que é a condução da figura da santa até a Catedral da Sé. No domingo, o grande dia, a multidão se espreme na tentativa de tocar na corda de 400 metros de extensão, enquanto a imagem segue um percurso de 3,6 quilômetros até o Santuário de Nazaré, onde fica exposta. Segundo a tradição, essa corda teria sido usada numa das primeiras festas ocorridas há dois séculos, para desatolar o carro de boi que levava a imagem. Em celebração ao Círio, a cidade inteira adquire um aspecto diferente. Todas as construções ficam enfeitadas com réplicas de Nossa Senhora, pagadores de promessa seguem pelas ruas de joelho e a comoção é geral, nesta cerimônia que foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s