Nos últimos tempos a operadora de intercâmbio STB identificou um aumento de cerca de 60% na procura de programas voltados para (possíveis) interesses profissionais e um aperfeiçoamento do idioma dos adolescentes. Segundo Marcia Mattos, gerente de cursos da STB, a faixa etária de estudantes com (pelo menos) nível intermediário de inglês está cada vez mais baixa, o que possibilita um curso voltado para interesses específicos e não só o aprendizado de outra língua.
É com base nessa tendência que vão surgindo várias opções de cursos para jovens de 12 a 17 anos voltados para os hobbies de cada aluno. Os cursos de férias, também chamados de Camps, acontecem durante as férias universitárias do destino a ser visitado, o que possibilita que muitas das aulas sejam ministradas dentro do campus de uma universidade ou colégio.
Os intercambistas são acomodados nos alojamentos da universidade ou colégio muitas vezes com nativos ou estudantes de outras nacionalidades. Segundo Marcia Mattos, essa experiência também ajuda os jovens a se sentirem mais confortáveis em um ambiente internacional e com pessoas de culturas diferentes.
Com duração de 2 a 3 semanas, os cursos de férias são voltados para áreas que vão desde esportes e artes até business e tecnologia.
Aí vai um vídeo para sentir o gostinho de um curso de férias na Universidade de Oxford, na Inglaterra (sim, essa possibilidade existe).
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qHrm6vyKxDA?feature=oembed&start=64%5D
+ Veja oito cursos de férias para adolescentes nas férias de julho