5 lugares em Paris para entender a sangrenta Revolução Francesa
Um roteiro revolucionário para você ficar íntimo deste que foi um dos mais importantes momentos da história mundial
Assim que abrirmos nossos primeiros livros de história na escola, descobrimos que na linha do tempo oficial estamos no período contemporâneo. E o que isso quer dizer? Que nascemos depois de um marco que mudou a história mundial e transformou totalmente o modo como as pessoas viviam. Esse momento foi a Revolução Francesa, que está completando 227 anos nesta quinta-feira (14).
Preparamos um roteiro por Paris para você visitar locais que foram importantes cenários do episódio:
1. Bastilha
Um roteiro revolucionário só poderia começar com uma visita ao lugar das primeiras fagulhas, é claro. Tudo começou em 14 de julho de 1789, quando a Bastilha, uma prisão francesa, foi tomada e saqueada como forma de demonstrar o descontentamento com o governo absolutista que imperava na França.
O prédio foi demolido em novembro do mesmo ano, mas ainda é possível visitar alguns resquícios da antiga carceragem, na Praça Henri-Galli, a algumas quadras de distância do local original, na Rue Saint-Antoine, em Paris.
+ Fotos: veja os belos cenários de Paris durante o inverno
2. Palácio de Versalhes
A residência oficial dos reis franceses também foi alvo de acontecimentos importantes durante a revolução. Além de ser a morada de Luís XVI – monarca que viria a ser derrubado – também foi o alvo da “Marcha sobre Versalhes”, um protesto que teve início com mulheres pedindo por pão e acabou por juntar milhares de pessoas cobrando reformas políticas e cercando o palácio. A repercussão foi tanta que o rei abandonou o lugar em direção a Paris.
+ Roteiro de Paris para crianças e famílias
3. Tulherias
Após desertarem Versalhes, Luís XVI, a rainha Maria Antonieta e a família real foram parar no Palácio das Tulherias e ali ficaram por três anos, até o local ser cercado, invadido e saqueado por rebeldes, em uma cena sangrenta e violenta. O prédio foi demolido, mas seu entorno é muito conhecido graças ao belo Jardim das Tulherias, onde ainda há resquícios de suas ruínas.
+ Conheça as cidades mais floridas de toda a França
4. La Conciergerie
Seguindo o caminho traçado pela realeza, depois de sair das Tulherias, Maria Antonieta foi mandada para a La Conciergerie, uma antiga prisão, e só saiu de lá para a guilhotina. Outros prisioneiros da revolução também eram mantidos nessa cadeia para serem mandados para a morte. Esse momento foi chamado de Período do Terror, quando se deu início as mortes por decapitação.
+ Dicas para você viajar de trem na Provence, sul da França
5. Praça da Concórdia
Ao lado da Champs-Elysées, esta praça pode ter um esbelto obelisco, belas fontes e ser uma das maiores e mais fotografadas da França, mas também foi o palco de episódios sangrentos durante o período final da Revolução Francesa. Chamada, na época, de Praça da Revolução, era aqui que se guilhotinava os prisioneiros políticos – inclusive Maria Antonieta, Luís XVI e os presos da La Conciergerie.
Siga-me no Insagram: @giofontenelle