Imagem Blog Vem pra Nova York Rogéria Vianna é publicitária e vive em Manhattan há mais de 10 anos, onde faz produção executiva para programas de TV como o "Entre Mundos com Pedro Andrade", na CNN. Aqui ela não vai poupar sola de sapato nem MetroCard para provar que Nova York é muito mais do que a Times Square
Continua após publicidade

Nova York: cruzeiro no outono tem cores alucinantes

Navegar o rio Hudson para ver as folhagens em tons de amarelo, laranja e vermelho é um programaço. E ainda rola uma Oktoberfest a bordo

Por Rogéria Vianna
Atualizado em 28 out 2024, 21h09 - Publicado em 28 out 2024, 20h00
Barco Manhattan no outono
Não se engane: quando Manhattan ficar para trás, o frio no deck é de lascar (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

O Circle Line já é um dos passeios mais clássicos para quem visita Nova York e deseja ver as principais atrações da cidade em um cruzeiro pelos rios Hudson e East. Mas esse passeio pode receber upgrades e cores extras se você der a sorte de estar por aqui no outono.

O cruzeiro Foliage Cruise acontece de outubro até meados de novembro e ele vai margeando lindas paisagens naturais, que nessa época ganham tons que variam entre o amarelo, laranja e vermelho, em tons vibrantes e que arrebatam.

O cruzeiro tem saída de manhã do Pier 83, em Midtown West (na altura da rua 43). Você pode escolher entre o assento comum (standard seating), sem marcação de lugar, que pode ser tanto na área interna quanto externa; ou o premier seating, categoria que tem assentos acolchoados na área reservada mais elevada do barco, embarque prioritário, banheiros exclusivos e bebidas (refrigerante, água, café e chá) à vontade.

Mesmo que você esteja na categoria básica, a que eu fui, você tem liberdade para circular pelo barco. A minha dica é: mesmo que esteja um dia um pouco mais quente e ensolarado (que nessa época do ano já não vai ser assim tão quente), pegue um lugar na área interna. Durante o passeio venta muito e você pode encarangar se estiver no deck. Estando na parte interna, você pode sair a qualquer momento para tirar aquela foto incrível sem o vidro atrapalhando e depois voltar para o quentinho. Acredite, você vai se agradecer por essa decisão.

O cruzeiro segue rio Hudson acima e um guia vai apontando os pontos de interesse pelo caminho. Existem duas opções de rotas: a de 4 horas (Hudson River Fall Foliage Cruise) e a de 8 horas (Bear Mountain Cruise).

Cruzeiro de 4 horas

No passeio de 4 horas, você vai passar pelo The Cloisters, museu-irmão do Metropolitan, sobre o qual eu já falei aqui, e duas das pontes mais importantes do estado de Nova York: a George Washington Bridge e a moderna Mario Cuomo Bridge, que muita gente conhece por fotos, mas não liga “o nome à pessoa”.

Continua após a publicidade

Verá também o Hudson River Palisades, uma linha de penhascos íngremes na linha de Nova Jersey, cobertos por folhagens eletrizantes de outono em cores que mais parecem uma pintura. 

Ao chegar em Hook Mountain, ponto onde o barco faz a curva e retorna para Nova York, além da paisagem outonal, você ainda será presenteado com cenas da vida selvagem. Fique de olho nas acrobacias aéreas de corvos, falcões, águias-pesqueiras e na rara águia americana, comumente vistos por ali. 

Barco Manhattan
50 tons de outono (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)

Cruzeiro de 8 horas

Existe a opção de fazer um passeio de barco mais longo, de 8 horas, o Bear Mountain Cruise, que tem como adicional uma parada no Bear Mountain State Park. Aqui o barco não faz o retorno na altura da Hook Mountain e segue pelo Hudson até atracar no parque. Além da natureza linda e preservada, há diferentes trilhas para caminhadas e passeios para explorar a geologia e fauna local, além de ver em um zoológico bichos como ursos, que foram resgatados. A parada dura 2 horas e cada um ocupa o tempo do jeito que preferir. A única regra é estar de volta ao barco no horário combinado para não ser deixado para trás. Vale avisar também que condições climáticas como tempestades e marés altas podem submergir o cais em Bear Mountain, o que pode impedir que o barco atraque. Em situações assim, o cruzeiro retorna para Manhattan antes do previsto – essas raras ocorrências são notificadas com antecedência aos passageiros.

Continua após a publicidade

Oktoberfest à bordo

Em ambas opções de cruzeiro, tanto no de 4 horas quanto no de 8 horas, o passeio tem clima de festa porque acontece uma Oktoberfest a bordo. O barco recebe decoração temática e são servidos cervejas e pratos alemães como pretzel, bratwurst (salsichão), schnitzel (carne à milanesa), salada de batata e chucrute. Se preferir algo mais “local”, a lanchonete vende pizzas, saladas, sanduíches e outros petiscos. Bebidas e comidas devem ser pagos à parte. 

Circle Line
Bufê com quitutes alemães para forrar os navegantes (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)

Para animar, segue a bordo também uma banda que varia a cada fim de semana. E não tem balanço de barco que seja obstáculo para os que se animam a ir lá pra frente dos músicos cantar e dançar em uma pista de dança improvisada. 

Barco Manhattan no outono
Oktober a bordo: bratwurst, chucrute, purê e quetais (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)
Continua após a publicidade

Serviço

Se você gosta de passeios diferentes e ainda explorar ao máximo as cores dessa estação tão linda que é o outono em Nova York, não perca. Os ingressos custam a partir de US$59 no cruzeiro de 4 horas e US$79 no de 8 horas. Para ver um pouco mais do passeio, dê o play no vídeo abaixo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vem Pra NY! (@vemprany)

Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!

Leia tudo sobre Nova York

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Nova York

Veja as melhores opções de voos para Nova York

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade