A dupla Osgêmeos está em cartaz em Nova York
Brasileiros exibem suas obras na cidade onde nasceu o hip-hop, forte inspiração no trabalho sempre coloridíssimo dos irmãos Pandolfo
A dupla de artistas plásticos Osgêmeos apresenta a exposição “Cultivating Dreams,” na Lehmann Maupin Gallery, no Chelsea, em Nova York. Trata-se da sexta exposição solo dos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo nessa galeria.
A dupla, que nasceu e desenvolveu sua arte nas ruas de São Paulo, tem tudo a ver com Nova York, já que a explosão do hip-hop – estilo nova-iorquino raiz – durante a década de 1980 foi uma impactante inspiração em seu estilo artístico.
Eles usam cores vivas e padrões elaborados, com elementos tradicionais, folclóricos e contemporâneos da cultura brasileira misturados ao graffiti, aos hip-hop e outras referências da cultura jovem internacional. Impossível não notar os traços característicos da dupla: figuras de membros longos e olhos pequenos, contornos finos, faces ampliadas e pele amarela, indicando uma figura universal, sem referência direta a uma raça ou cultura específica.
Ao adentrar o espaço amplo e iluminado da Lehmann Maupin, mergulhei em um universo psicodélico, colorido e mágico chamado Tritrez, que a dupla criou na infância e até hoje é pano de fundo de suas obras. Inspirando-se em diferentes temas do conhecimento e da criatividade humana, da astronomia à história da arte e música, a exposição é dividida em duas salas que exibem 13 novas pinturas e uma instalação imersiva.
Os quadros têm diversos tamanhos e composições, alguns deles usando elementos como paetês, purpurina e luzes. Na sala principal, há uma espécie de altar alegórico que mescla personagens em pinturas e esculturas. No lado oposto do ambiente, fica a instalação que reproduz uma loja de discos de vinil, que nos transporta aos anos 1970 com diversos LPs enfileirados, um sofá, quadros e uma vitrola que não para de girar. Na caixa de som tocava “Rational Culture”, a versão em inglês de Cultura Racional, de Tim Maia, da fase em que o cantor tornou-se adepto da seita de mesmo nome, uma crença mística que pregava que os humanos tinham origem em outro planeta.
A dupla já teve suas obras em exposições, museus e bienais em todo o mundo e seu trabalho faz parte de inúmeras coleções públicas internacionais, incluindo The Frank-Suss Collection, em Londres; Museu de Arte Moderna, em São Paulo; Museu de Arte de Tóquio, Japão; e Museu de Arte de Porto Rico, em Porto Rico.
Nesse momento, OsGêmeos dedicam-se aos preparativos da “Endless Story”, sua primeira exibição em museus nos Estados Unidos. A apresentação tomará um andar inteiro do Hirshhorn Museum & Sculpture Garden, em Washington, D.C., de 29 de setembro a 3 de agosto de 2025, usando não apenas o museu, como também seus jardins externos para exibir cerca de 1.000 obras de arte, fotografias e materiais de arquivo. Volto aqui em breve para contar.
Enquanto isso, seguimos admirando e nos orgulhando dessa talentosa dupla brasileira na “Cultivating Dreams”, que vai até o dia 16 de agosto aqui em Nova York.
Lehmann Maupin Gallery
501 West 24th Street; saiba mais
Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!
Busque hospedagem em Nova York
Veja as melhores opções de voos para Nova York